“Bem-aventurados vocês que creram! Porque o que o Senhor anunciou a você será cumprido.” (Lc 1,45) (GUATEMALA)

O assentamento “Jireh” (O Senhor, meu provedor), está localizado entre a 23ª avenida da capital da Guatemala. Observando a realidade em que um grupo de mulheres vive e coexiste nesse assentamento, surge a questão de como elas estão organizadas, como, em meio a tantas precariedades, elas avançam com sua família. A capacidade de gerar alegria e otimismo em sua vida diária e em reuniões todas as quartas-feiras para compartilhar a Palavra de Deus.

Quando a experiência de Deus é compartilhada, em vez de estudar ou raciocinar, ela vibra de uma maneira especial. Em toda mulher há uma história de encontro com esse Deus próximo, o Deus da história. Encontramos na Bíblia as histórias da vida de Raabe, Rute, Betsabé e muitas outras com uma profunda experiência de Deus e nos dão lições de vida, essas mulheres do assentamento de “Jireh” também nos evangelizam com sua vida.

Cada uma delas escolhe subir a ladeira diariamente para dar à família o que é necessário. Uma subida que, pela localização do assentamento, eles não têm outra opção a não ser viajar fisicamente, já que é o único espaço onde eles podem encontrar um pedaço de terra (e alguns pagando aluguel porque a terra nem sequer é deles). É o caso desta sociedade em que as pessoas empobrecidas pelo sistema não são levadas em consideração.

A maioria delas tem filhos e filhas matriculados em estudos primários e básicos. Entre as atividades que realizam durante o dia, é deixar os filhos na escola porque, embora não está tão retraída, não tem segurança para andar sozinhos nas ruas. Em uma ocasião, uma das mulheres nos disse que uma das mães do parceiro de uma filha não estava chegando e ela se preocupou e investigou o motivo dessa ausência. Então ele descobriu que ela estava doente. Ao saber da situação, ele se comunicou conosco como um grupo, para ver em que disposição iríamos visitá-la. Isso nos dá um exemplo de preocupação com o outro, de comunicação, toda uma rede de solidariedade.

Essas mulheres são uma referência para a comunidade local, desenvolvendo seu potencial e multiplicando-o para toda a comunidade a partir do trabalho diário. Tornam-se agentes de transformação de uma sociedade justa e equitativa, começando em seu ambiente, aumentando e diminuindo o custo de suas vidas, assim como no assentamento.

Essa experiência com as mulheres, neste estágio de aprofundamento com a pessoa e o Projeto de Jesus em que sou noviça das Missionárias Dominicanas do Rosário, me reafirma na confiança de um Deus amoroso que caminha ao nosso lado, no qual Jesus continue trazendo as Boas Novas todos os dias, no jornal, para conviver com as pessoas ao nosso redor. Jesus continua a convidar a buscar o Reino de Deus da maneira mais simples, sempre confiando que os milagres da vida surgem dos pequenos, onde todos sem exclusão podem ser uma parte importante.

 

Angélica María Gómez Gómez (noviça mexicana)

Comunidad Postulantado Noviciado Zona 9

Guatemala.

Share this Post