“Para iluminar aqueles que vivem nas trevas e nas sombras da morte, para guiar nossos passos ao longo do caminho da paz.” (Lc 1, 79) (NICARÁGUA)

No meio de uma realidade de morte, repressão, prisão, demissões abusivas, cancelamento do status legal da organização de direitos humanos e de outras ONGs, ataque à mídia e invasão de seus escritórios de trabalho, de milhares que fogem do país à procura de vida … uma luz brilha, às vezes muito fraca, mas não se apaga. A coragem, a coragem e a coragem dos jovens, mesmo sob a possibilidade de prisão, constantemente gritam a esperança de uma nova manhã.

As missionárias dominicanas continuam acendendo as luzes e fornecendo um oásis no meio deste terrível deserto, onde não é fácil ver o horizonte; não desistimos de nosso compromisso com o Reino. Nestes dias, tivemos uma reunião com as jovens das comunidades rurais que se juntarão ao Projeto Nicol Ascension em 2019. Foram alguns dias de experiência agradável e alegre em meio à dura realidade que vivemos.

Começamos com uma dinâmica de integração muito criativa, na qual estávamos nos conhecendo e se aproximando. Continuamos com um tempo de oração em que tentamos experimentar o logotipo do projeto: Talita Kum! Sentamos quando ouvimos as palavras: “Eu digo: levante-se” (Mc 5,41).

O Salmo, em busca de sentido para a vida, nos ajudou a refletir e tentar responder às perguntas: quem sou eu, o que procuro, qual é o significado da minha vida? Perguntas existentes que fazemos a nós mesmos em todas as fases da vida e não são fáceis de responder.

A Madre Ascensión foi apresentada através de um vídeo simples, mas muito carregado com a vida apaixonada de nossa madre; eles estavam muito motivados por essa grande mulher, que ainda é uma referência para as jovens de hoje. Grande desafio!

Eles foram apresentados com o Projeto de Treinamento Integral da Ascensão Nicol, do qual desejam fazer parte. Seus objetivos e sua prática são atravessados pela dignidade, empoderamento e superação das mulheres mais marginalizadas.

As jovens retornaram às suas comunidades com muito animo e com o desejo de não se deixar abater pela difícil realidade de que o país está vivendo e de que vivem em suas famílias e ambientes.

Nada nos impede de continuar a ser uma luz no meio das trevas e apostar no sonho de Deus para a humanidade. Acreditamos que a ternura é uma trégua que abre novas possibilidades e introduz a humanidade no mundo.

“As pessoas que caminharam na escuridão viram uma grande luz.” (Lc 9.2)

Irmãs do Nicarágua

Share this Post