APROVEITANDO AO MÁXIMO A EXPERIÊNCIA… DOU GRAÇAS A DEUS

O ano de 2019 foi um ano de dar graças a Deus. Recebemos muitas bênçãos por parte d’Ele, tais como o sucesso do nosso trabalho ou a capacidade de resiliência ante as adversidades. Confiar n’Ele é uma graça nos momentos mais inesperados. Acreditamos que Deus viaja connosco, desafiando-nos a viver uma vida com veemência e entusiasmo na nossa missão, a partilhar o amor e a nossa vida, especialmente com aqueles que perderam a esperança.  Acima de tudo, o que temos é um enorme tesouro: boa saúde e muitas mais coisas pelas quais estar grata.

De repente, o nosso futuro mudou no início do ano 2020, com a chegada desta pandemia, o novo coronavírus. O mundo tem sido devastado com mortes, com o sofrimento e a dor que têm causado nas famílias e entes queridos. Ninguém pensou que esta pandemia provocaria no nosso país e noutros países do mundo uma catástrofe inimaginável. Os efeitos desta pandemia levaram-nos a adotar uma nova perspetiva em relação às nossas vidas e ao futuro.

Tal como ouvimos frequentemente, temos de enfrentar a ” nova normalidade” e continuar a viver. Para mim, isto é um momento de reavaliação de nós próprios, uma oportunidade de renovação para cada pessoa. Esta pandemia é a possibilidade para mim e para as pessoas de fé de analisar a nossa consciência.

Devido à impossibilidade de celebrar cultos nas igrejas, especialmente as celebrações eucarísticas dominicais, a fim de manter a “distância social” e assim evitar a contaminação, observamos que a maioria das pessoas no país estão ansiosas por celebrar a Eucaristia e, por conseguinte, vão seguir as celebrações através da Internet, mesmo que não sejam uma celebração completa devido ao impedimento de receber a comunhão. Entretanto, para nós, nas comunidades religiosas, somos abençoadas porque podemos receber o nosso Senhor uma vez que temos o Santo Sacramento nas nossas capelas.

Os efeitos desta pandemia causaram uma renovação para a maioria das pessoas. Hoje, temos visto como o nosso povo está mais preocupado com as necessidades dos outros. Há uma partilha de bens, de alimentos destinada àqueles que não têm nada para comer. É um despertar em cada um de nós que somos uma família e, portanto, responsáveis pelas necessidades de todos. O nosso mundo será um lugar melhor para continuar a viver, uma vez que Deus criou o mundo para nós, para que possamos desfrutar da vida como uma grande família e cuidar da Criação. A nossa fé fortaleceu-se,  mais viva e confiante na nossa maneira de viver e na forma como nos relacionamos uns com os outros.

Portanto, para mim é uma oportunidade de agradecer a Deus, apesar dos efeitos negativos que esta pandemia provocou. Recordemos que existe um Deus que nos ama, cuida e está sempre connosco até chegarmos à nossa última casa. Deste modo, Deus concede esperança ao Seu povo para que, quando esta experiência terminar, tenhamos um futuro mais luminoso. Se confiarmos n’Ele e vivermos uma vida sob o mandamento do amor, espera-nos um futuro mais radiante.

Irmã Maria Cecilia L. Pagador,

Comunidade Reina de la Paz,

Baliwasan, Zamboanga, Filipinas

Share this Post