UMA ABUNDANTE COLHEITA DE MEMÓRIAS

Uma nova viagem que começou há muitos anos, encontrou o seu objetivo no dia 8 de setembro de 2020: “A primeira Profissão de oito de nós, Noviças”. Esta é a resposta àquilo que os nossos corações têm procurado e desejado há muito tempo, o tesouro da nossa “chamada”. Decorreu, no dia 6 de agosto de 2019, o dia da nossa introdução ao ano canónico, um ano em que aprendemos muito: a aceitar, a receber e a abandonar o que não é necessário. Uma viagem que nos ensinou o verdadeiro significado de ser uma discípula de Cristo como missionária.  Foi plantada a semente da fidelidade e do amor na nossa vocação, a essência do nosso ser. Os nossos corações aquecem todos os dias quando encontramos Cristo em cada uma de nós, nas nossas formadoras e naquelas pessoas que, voluntariamente, nos apoiam e acompanham de formas diferentes.

 

Hoje é o dia da colheita do primeiro fruto, considerado como um novo capítulo da vida. Há muito pelo que agradecer, nenhuma palavra pode expressar o quão gratas estamos por pertencer à congregação das Irmãs Missionárias Dominicanas do Rosário. Tivemos o apoio do Conselho Geral desde o início da nossa formação até hoje, a nossa primeira profissão. Recebemos apoio das diferentes províncias espalhadas pelo mundo onde as Missionárias Dominicanas do Rosário estão presentes, mas acima de tudo, recebemos o apoio da Província de St. Louis Beltran, a casa onde fomos acolhidas, criadas, alimentadas e crescemos fisicamente e espiritualmente. Como a nossa viagem do Noviciado chegou ao seu destino, gostaríamos de fazer uma pausa para agradecer todas as bênçãos que recebemos. Agradecemos a Deus por todas as Suas inúmeras bênçãos que diariamente derrama sobre nós, por ser o nosso Pai, o verdadeiro Provedor de tudo para nós. Somos testemunhas da Sua bondade, do Seu amor e omnipresença nas irmãs da congregação, especialmente nas “nossas três formadoras”. Chegámos a acreditar na Sua promessa, que diz “Não tenhas medo porque estou contigo”, tal como O conhecemos na nossa comunidade: na nossa oração e enquanto partilhamos as nossas vidas. Testemunhámos a presença de Deus nos sorrisos das nossas irmãs, na sua alegria, na sua escuta, nas suas mudanças de humor, nos sacrifícios que fazem para que cresçamos sob a forma de Missionárias Dominicanas do Rosário. Aprendemos imenso com os seus pontos fortes e fracos e enchemos a nossa mala com conhecimento, sabedoria e amor. Muito agradecemos a todas as irmãs desta congregação, que se tornaram a mão auxiliadora de Deus para cada uma de nós durante o nosso crescimento. As vossas orações e apoio deram-nos força para seguir Cristo e imitá-Lo diariamente.

Ao celebrarmos a nossa primeira profissão, também celebramos a nossa alegria e amor de ser Missionárias Dominicanas do Rosário, que se tornou a nossa verdadeira CASA graças a vós, queridas irmãs. A nossa celebração é simples, mas emocionante e cheia de significado. Não nos falta nada porque temos tudo de vós: o vosso amor e apoio. Ao iniciarmos a Eucaristia, vemos e sentimos a presença de Deus e dos nossos pais em todas as nossas irmãs que estão longe e perto. Não há oportunidade para nos queixarmos, sentirmo-nos tristes ou solitárias, porque temos tudo, tal como temos tudo em Cristo. Não sentimos que estamos longe da nossa casa e do nosso país, porque temos as nossas irmãs filipinas, as nossas três formadoras com as nossas três irmãs jovens e promissoras.

Acreditamos piamente que quando nos apoiamos, cuidamos e amamos umas às outras, podemos erradicar a dor e a solidão, podemos mesmo dissipar medos e preocupações. Enquanto nos mantivermos unidas, nada será difícil. Acreditamos que o nosso tempo é limitado, assim como as nossas palavras. Mas o chamamento do nosso Senhor não tem limites na Sua amorosa recompensa por toda a vossa bondade. Somos as mais abençoadas, não por causa das nossas conquistas, mas por todas vós que têm sido uma bênção para todas nós. No dia 8 de setembro de 2020, o sonho mais precioso das nossas vidas tornou-se realidade graças a vós. A viagem do Noviciado tem como prioridade moldar-nos para esta vida. Obrigada a todas as irmãs mais velhas nas Filipinas por cuidarem das Missionárias Dominicanas do Rosário até aos dias de hoje. Todas contribuíram igualmente para o sucesso das irmãs mais novas. As nossas três formadoras, jovens de coração, mente e espírito, são a bênção inestimável da nossa vida. Não poderíamos estar onde estamos hoje sem a vossa inspiração e apoio. Obrigada a todas pela vossa orientação e pelos abraços de boas-vindas que nos têm dado desde 22 de julho de 2019. Sinceramente, este dia (8 de setembro) não irá desvanecer-se ou ser esquecido. No meio da COVID-19, esquecem o perigo do vírus, mas arriscam a vossa vida para nos proporcionarem abrigo e conforto. Parece que a COVID-19 não tem poder sobre nós porque o nosso amor e os nossos gestos de afeto são maiores do que a sua transmissão. Com a Tua presença entre nós, encontramos tranquilidade espiritual. Não estás satisfeito com o facto de nos ensinares em casa e, por isso, envias-nos para aprender com os outros, fora da nossa comunidade.

Graças ao nosso Conselho Geral e à Irmã Raquel, devemos oferecer apoio e continuar a presentes. O seu espírito maravilhoso e fé inspira-nos a sermos pessoas melhores, tanto como cristãs como religiosas. Às nossas três irmãs mais jovens, que se tornaram uma força durante a nossa preparação para a profissão, saibam que nada lhes faltará no meio da COVID-19.

Estamos igualmente gratas à comunidade do P. Noval em Manila pela sua constante e interminável partilha durante a nossa viagem. À Irmã Conchie Santiago, que representa a nossa congregação ao aceitar os nossos votos. Agradecemos às irmãs da comunidade de Teresa em Rizal pela sua solidariedade e colaboração através da Irmã Yeni (que esteve connosco durante quase duas semanas para praticar as canções – a nossa melhor guitarrista para a nossa liturgia). Correu tudo bem. Embora muitas irmãs da nossa Coordenadora Provincial e as formadoras não pudessem estar presentes, tínhamo-las no nosso coração. Acreditamos também que estamos prontas no nosso coração. O nosso primeiro passo como missionários nesta primeira profissão trouxe-nos alegria. Obrigada a todas as irmãs da Província de San Luis Beltran por todos os vossos dons. Na verdade, obrigada por tudo.

Noviciado Continental Asiático

Irmãs Cecilia, Dionisia, Felizarde, Rosaria, Themar, Annie, Madalena

Share this Post