PROJECTO ALIMENTAR E FORMAÇÃO DE MULHERES – Mulheres a caminho

Trata-se de um projecto que se enquadra na Cáritas Arquidiocesana de Malange. Teve inicio no tempo do conflito armado, que durante anos assolou Angola, mantendo-se felizmente até aos nossos dias pós conflito, dada a sua pertinência para a vida da mulher rural e campesina, razão da sua existência.

 

Com inicio no ano de 1996 em resposta as necessidades das famílias deslocadas da guerra civil com um nível de rendimento quase inexistente, o projecto visou na altura reduzir as necessidades porque estas famílias passavam, buscando formas de aumentar o seu rendimento económico-financeiro. Com o fim da guerra, cessaram as ajudas humanitárias, porém as necessidades destas famílias embora pouco acentuadas, se mantiveram, a sua precariedade de vida era visível. Vivia-se com menos de 1 dólar dia, por família. Esta situação penosa das pessoas em condição de deslocadas, fez com que as paróquias a nível da Arquidiocese de Malange se juntassem em busca de uma estratégia comum que buscasse minorar a vida destas famílias. Achou-se por bem, organizar sobretudo as mulheres, e em pequenos grupos de 10 camponesas, apoiadas pela Cáritas Diocesana com sementes e animais de pequeno porte, incentiva-las a prática da agropecuária.

 

Queremos aqui destacar o trabalho realizado pelas Missionárias Dominicanas do Rosário, na implementação deste projecto:

 

Foi-nos confiada esta missão de promover a mulher; com este grupo de mamãs trabalhamos no desenvolvimento da sustentabilidade familiar e não só, acompanhamos o trabalho da lavoura, dando formação sobre várias temáticas, humana e cristã essencialmente a catequese para recepção e vivência dos Sacramentos, convidamos instituições não-governamentais como o Mosaico, instituto para a cidadania ligado aos frades dominicanos, dedicado a promoção e divulgação dos Direitos Humanos para auxiliar com temas pertinentes como: Direitos Humanos, violência Doméstica, desenvolvimento rural e tantos outros.

 Em tempos de Pandemia, recebem também formação sobre a protecção pessoal, familiar e comunitária contra o corona vírus”.

 

 Pedimos a nossa mãe do Rosário, continue a ajudar-nos nas tarefas do dia-a-dia, sobretudo a inspirar-nos sobre o que devemos fazer para continuarmos a ajudar as irmãs e irmãos que mais necessitam da nossa ajuda. 

Irmãs da comunidade Maria mamã ya ngueleja

Malange-Angola

Share this Post