FAZER O BEM SEM OLHAR A QUEM!

Será conscidência ou providência de Deus!! Foi no mês de julho que um grupo de jovens composto de escuteiros e acólitos comprometidos, com Deus e com a igreja, pertencentes as diversas paroquias de Luanda, cidade capital de Angola, bateram a nossa porta encaminhados pelo Frei Jacob op. para partilharam a sua espiritualidade, sonho e desejo em ajudar as pessoas mais necessitadas nesta fase da pandemia, o seu lema é “ fazer o bem sem olhar a quem”. Foi com muito agrado que acolhemos estes jovens na nossa comunidade porque a espiritualidade deles faz uma linda combinação com a nossa expressa na frase da Madre Fundadora “só fazemos o bem na medida que amamos” e também com o nosso carisma que é “ir ao encontro dos pobres sobretudo aqueles que necessitam”.

 

Estes jovens surgem numa altura em que nós como comunidade, estávamos a passar por momentos de desafios, porque não sabíamos o que fazer com as pessoas necessitadas que batiam a nossa porta a pedir ajuda ou alguma coisa para se alimentarem. Só pode ser mesmo a providência divina que está atenta a todas as nossas necessidades e as vezes passa por nós e nem sequer nos damos conta que levou estes a chegarem até nós. O apoio que eles oferecem é de proporcionar uma sesta básica as pessoas carentes, sobretudo as velhinhas, cegos, órfãos e outros que veem ter connosco.  Quinzenalmente disponibilizam -se a fazer a oferta basicamente alimentar. Têm sido como os “salvadores” desta gente para minimizarem a sua carência alimentar.

 

Para nós, como comunidade formadora, tem sido uma experiência que nos tem ajudado a dar resposta a uma preocupação candente que a uma dada altura tivemos que partilhar da nossa alimentação porque era nos difícil mandar ir embora alguém que vem com fome na esperança de encontrar algo para saciar-se. Reconhecemos que esta a ajuda dada aos pobres também nos tem ajudado a dar uma resposta como congregação e como casa de formação é uma maneira das noviças irem treinando o atendimento e a sensibilidade aos pobres sobretudo aqueles que carecem ate mesmo de um pão para se alimentar.

 

As pessoas que são atendidas em nossa casa de quinze em quinze dia encontram em nós as irmãs acolhedoras e atentas as necessidades do próximo, sobretudo aquelas pessoas que estão limitadas das suas faculdades. Sempre que temos o encontro de distribuição da sesta básica alimentar não se cansam de agradecer as irmãs pela nossa missão de os prestar atenção.

 

Por sua vez, o grupo de jovens, designado “fazer o bem sem olhar a quem” composto por mais de dez elementos, também agradece, por encontrar em nós o acolhimento é por nosso intermédio que eles podem exercer o seu trabalho de estar com as pessoas identificadas e selecionadas como gostariam de o fazer, isto facilita também a sua missão e pelo facto de usarem o nosso espaço para fazerem o seu trabalho com tranquilidade e confiança.

 

Toda solicitação não deixa de ser um desafio. Encontramos neste serviço de trabalhar com estes jovens a resposta de muitas das nossas impotências e falta de possibilidades para responder a todos apelos. Sobretudo quando se trata de “dar de comer quem tem fome e dar de beber quem tem sede”. Vemos nesta solicitação uma oportunidade de reconhecer a presença de Deus que caminha connosco. E que nada acontece por acaso, por isso, nos propomos a caminhar com estes nossos irmãos para juntar o útil ao agradável, o cristão ao carisma.

 

Que nossa mãe do Rosário que caminhe connosco neste momento difícil da história da humanidade. E que os 102 anos que vamos celebrar nos tragam muitas bênçãos e olhar para o futuro com muita esperança! Amem!

Um forte abraço

Rita João

Share this Post