AMIGOS DE SÃO MARTINHO DE PORRES

A nossa comunidade de juniores tem o apostolado para supervisionar crianças com menos de 13 anos na nossa ala, na sua maioria não-católicas; a nossa principal preocupação é contribuir para o seu crescimento através da formação espiritual e moral.

O nosso lema é: oração, serviço, partilha e entretenimento.

Encontramo-nos todos os sábados das 15h30 às 16h30hs nos dias dos nossos encontros os amigos estão muito satisfeitos: partilham as lições da escola e rezam. Em cada encontro, eles próprios começam com uma frase e terminam com outra oração. É assim que lhes damos espaço, a oportunidade de se expressarem e se encaixarem no grupo.

Como líderes de grupo, estamos a descobrir que, além de jogos e partilhas, os nossos amigos gostam muito de oração, eles recorrem a Deus como anjinhos.

Acompanhar as crianças é um apostolado que requer uma grande dose de paciência, e disso temos toda a certeza, é preciso muita criatividade e imaginação para chamar a sua atenção, eles próprios são mais criativos do que imaginam, em cada sessão têm sempre a oportunidade de partilhar. É muito legal e interessante; mas apesar de todas as explicações dadas sobre São Martinho de Porres, somos sempre convidados a ver a pessoa de São Martinho. São Martinho, os seus amigos querem conhecê-lo, onde está?

Com as crianças entramos na escola de aprendizagem para adivinhar os seus desejos que muitas vezes se manifestam por caprichos, choros e silêncio. Também aprendemos a ter tempo para ouvir, acompanhar, abordar, compreender e brincar com eles.

Na sequência da pandemia do vírus Corona, várias atividades foram suspensas, incluindo as nossas reuniões com os nossos amigos. Que dor! Reparamos nos seus rostos o desejo de recomeçar as nossas atividades, alguns deles expressam-na espontaneamente, mas como é que começamos de novo com os nossos queridos amigos, aqueles que gostam de se tocar uns aos outros, de brincar livremente e de correr? Com estas medidas de barreira que nos obrigam a distanciar-nos, a lavar sempre as mãos e a usar máscaras, é praticamente impossível encontrarmo-nos. No entanto, passam todos os domingos na comunidade para nos visitar com um sorriso na cara. O mais importante é que todos estejam bem, queremos em conjunto com os nossos amigos que esta pandemia acabe. O vírus Corona, quando volta para casa? Diga-nos o dia para acalmar os nossos corações.

THERESE NTUMBA

 

Compartir esta publicacion