TRADIÇÃO VIVA MOJEÑA: TEMPLO ABENÇOA NOVA PORTA MISSIONÁRIA E ESTUDO ATUAL SOBRE “MÃES ABRASIVAS”

San Ignacio de Mojos (Beni), 2 de maio (ANF) — A atmosfera da população beniana de San Ignacio de Mojos é continuamente impregnada com a espiritualidade e religiosidade do que foram as reduções jesuítas de Mojos, mas ao contrário de várias delas, após a expulsão dos jesuítas da América, em Mojos as tradições cultivadas pelos indígenas e missionários foram mantidas vivas; Prova disso é que hoje no templo missionário foi realizada a bênção da nova porta, tudo em madeira esculpida e a chave dada ao corretor do Grande Conselho Indígena e aos Sacristos, guardiões da igreja.

No meio das belas decorações de cruzes que se encolhiam nas colossais colunas interiores do templo, na véspera da Festa da Cruz, o pároco de São Ignacio de Mojos, Padre. Fabio Garbari, sj, fez a bênção e inauguração da nova porta do templo missionário, que foi esculpida pelos professores Eloy Teco e Juan Carlos Noe juntamente com um grupo de colaboradores, todos residentes de Mojeño.

O trabalho realizado se junta a uma série de atividades artísticas, culturais, de investigação e editoriais, bem como à contínua restauração e conservação da igreja. A par da inauguração da porta de escultura, o progresso da renovação de pinturas contendo imagens bíblicas e o conteúdo da tese de antropologia sobre as “Mães abadessas”, uma parte da Grande Câmara Municipal, elaborada pelo Padre. Bernardo Mercado, do SJ, que também entregou a obra às abadessas e aos membros do conselho presentes, através de um disco com vídeos que sintetizam os principais elementos da investigação.

De facto, o Padre Mercado salientou que a motivação foi “registrar todas as coisas bonitas que fazem e como os nossos jovens também podem continuar o que agora é apresentado”, convidando a elaborar novas publicações que apresentem a experiência cultural e religiosa que clarifica e preserva o conselho, as abadessas e outros, das obras que as novas gerações podem fazer, nas escolas e nas faculdades.

Salientou ainda que o trabalho realizado inclui a palavra das abadessas, desde entrevistas e diálogos, e que foi construído em comunidade com vários membros da paróquia, destacando que “temos aqui este trabalho que queremos entregar à Câmara Municipal “, como forma de retribuição do que recebeu.

Por sua vez, o Padre Garbari, no momento da bênção e inauguração da nova porta esculpida, explicou que apresenta “a coroa de Santo Inácio, a coroa de prata que tem a imagem de Santo Inácio, que está no centro, e depois todas as outras figuras são retiradas do armário que está na sacristia, armário que os seus avós ainda tinham esculpido em mil e setecentos , mil e seiscentos, então tudo isto é daqui, nada que tenha vindo de fora, tudo isto brota das raízes que Mojos tem.”

Após as palavras do pároco, um canto foi entoado pelo coro missionário da igreja e as orações, para então abençoar e abrir a porta.

Nos templos das reduções jesuítas a citação do livro do Gênesis, “Casa de Deus e Porta do Céu” foi inscrita na porta de entrada, e é que ao entrar nestas magníficas obras de fé e arte, parece que se entra, movido pela beleza, para se sentir no ar que se respira algo do céu na terra.

P Sergio Montes S.J.

 

FONTE:

https://www.noticiasfides.com/nacional/sociedad/tradicion-viva-mojena-bendicen-nueva-puerta-del-templo-misional-y-presentan-estudio-sobre-34mamitas-abadesas-34-409505

Compartir esta publicacion