EXPERIENCIA DO NOVICIADO DO ANO CANONICO
- Hnasmdro
- mayo 17, 2021
- Experiências MDR
- 0
- 550
« Já não sou eu que vivo é Cristo que vive em mim » (Gl2,20)
« O noviciado é uma etapa fundamental no processo de formação para vida consagrada. Que tem como objectivo aprofundar os valores especificos da vida religiosa, vida da oração, como resposta ao chamamento de Cristo encarnado na historia da humanidade ».
Somos as noviças do primeiro ano, estamos a gostar da nova experiencia do noviciado que estamos a fazer desde o primeiro dia que chegamos na comunidade. No primeiro dia do acolhimento, na capela nos deparavamos com uma das frases de Sao Tomas de Aquino que diz : « Da- me Senhor método e facidade para aprender ».
Apesar de que no primeiro momento tivemos medo, receio, ansia e curiosidade de conhecer as novas irmãs da comunidade, mas também não nos faltou a coragem de querer dar mas um passo na nova caminhada.
Gracas a Deus, depois de três semanas de integração, nos sentimos mais tocadas pela chamamento de Cristo. Fizemos o retiro para o inicio do noviciado e a nossa pregadora foi a Irma Maria Luis Barão que nos brindou com vários textos biblicos: a de Sao Paulo ao cair do cavalo, a diversidade de dons e o silêncio de Maria que nos ajudaram durante a nosso retiro. A missa do encerramento foi celebrada pelo Frei Julio que durante a sua homilia nos interpelava no seguinte, o que importa não é o fim mas o processo da caminhada.
No dia 24 de Fevereiro festa da nossa Madre fundadora Ascension Nicol é neste mesmo dia que ingressamos ao noviciado. Durante a missa o padre na sua pregaçao nos levou mas uma vez a refletir que o noviciado é uma experiencia de Deus e com Deus ; é uma caminhada de escuta como Samuel que dizia falai Senhor que o teu servo escuta que nos ajudou a estarmos mais atentas ao chamado do Senhor.
Até o momento, o ambiente está a ser favoravél, estamos a gostar da experiencia de formação a nos confrontar com os trabalhos domesticos, a nova forma da liturgia, , de expressar o que sentimos e somos, a assumir as responsabilidades do dia a dia, o testemunho das irmas que nos estão a transmitir sobre o sentido do ano canonico, a nova forma de acompanhamento e as aulas que vamos tendo na qual estão a nos ajudar a descobrir, aceitar-nos na relação connosco mesmas e com as outras que a cada dia nos dão uma luz daquilo que nos somos. Preparando-nos assim para a vida de missão futuramente, a estarmos mais abertas ao mundo ante as dificuldades que nos apresentam.
Damos graças a Deus pelos nossos fundadores e pelas nossas irmãs acompanhantes que estão sempre a nos ajudar no processo de formação principalmente em valorizar todos os elementos que fazem parte do ano canonico.
Basta-te a minha graça porque é na fraquezaque se revela totalmente a minha força disse Sao Paulo. (2 Cor12, 9)
Noviças : Martinha Nambalo e Antonieta Faria