NOVO NORMAL = ANTIGO NORMAL

À medida que este covíd19 atingiu o mundo no seu melhor, causou tantas mudanças em quase todo o mundo. Enfrentando os desafios que todos enfrentamos com o mundo, e os génios/inteligência do homem estão em constante batalha.

Uma das muitas mudanças e confrontos que me chamaram a atenção foi a criação ou formação de palavras seguindo um novo estilo de vida que o mundo chama de “O NOVO NORMAL”, do qual temos de adotar uma nova forma de viver em segurança. Os protocolos são estritamente implementados e seguidos. O mais urgente e importante é “FICAR EM CASA”. No passado, o LAR acolhe todos os membros da família e considera-o um laboratório de vida, amor, cuidado, respeito e segurança de cada família e dos seus membros. Os nossos antepassados têm este protocolo não escrito mas bem vivido “FICAR EM CASA”, que significa: refeições em conjunto, tarefas de limpeza atribuídas a todos, desde os mais velhos aos mais novos da família, rezam juntos no momento acordado e todos devem estar presentes. Tempo para a família e a unidade são um tesouro.

Também nos lembramos que, por vezes, doenças, enfermidades, cuidados dentários eram tratados principalmente em casa usando medicamentos tradicionais, dieta, ervas e “hilot” estavam entre as práticas que mantêm o homem saudável. A comida era simples, mas nutritiva e saudável. Não havia hambúrgueres nem “junk food” para encher o estômago dos nossos antepassados. Os peixes, carne, aves, legumes e frutas eram frescos e não continham produtos químicos ou outros alimentos artificiais cultivados para aumentar e acelerar a produção. Os rios e mares estavam frescos e limpos, proporcionando aos humanos um nado saudável. Ar fresco – livre de poluição foi garantido e havia vastas terras para campos de arroz para nos fornecer arroz.

Durante os anos de progresso e desenvolvimento, as condições anteriores pereceram. Chamamos-lhe o “NOVO NORMAL”? O mundo mudou rapidamente e drasticamente. O LAR tornou-se um lugar para descansar do mundo ocupado, mas não para se verem para cuidar e ser amados por cada membro, pois dificilmente se poderiam encontrar na sua própria casa. Os alimentos são produzidos, embalados e entregues por muitas agências comerciais. Os campos de arroz tornaram-se projetos de habitação e edifícios comerciais. Desmantelámos o VELHO NORMAL.

Esta pandemia está a chamar-nos de volta ao VELHO NORMAL! Podemos dizer que nos pedem para recuperar, o VELHO NORMAL? Estamos a fazer estas coisas agora: forçar toda a gente a ficar em casa.

O Papa Francisco diz: “Não considero que isto seja um bloqueio para ter de ficar em casa com quem amamos. O isolamento é o que os doentes graves estão a passar no hospital. Pare de dizer que está aborrecido, chateado, não pode sair de casa, enquanto todos no hospital querem ir para casa. Por isso, graças a Deus se tens de ficar em casa, porque apesar de tudo, com dinheiro ou sem dinheiro, com trabalho ou sem trabalho estás no melhor sítio onde podes estar em casa, rodeado por quem te ama. Talvez seja hora de transformar a sua casa num maravilhoso lugar de paz e não de guerra, de abraço e não de distância. De qualquer forma, olhe com olhos diferentes para a situação que está vivendo. Faça da sua casa um lugar de adoração… rezar, rezar, meditar, agradecer, louvar e implorar. Faça da sua casa uma escola: leia, escreva, desenhe, pinte, estude, aprenda, ensine. Transforme a sua casa num restaurante: cozinhe, coma, tente criar receitas, cresça especiarias, plante um jardim.

Durante estes meses de bloqueio e quarentena, ajudou e limpou o nosso ambiente, empurrou-nos para usar medicamentos tradicionais para o covíd19 porque não tem medicamentos específicos. Um tratamento de higiene, ficar em casa, limpar, comer frutas e legumes frescos, tomar vitaminas naturais das frutas são a melhor forma de tratar esta doençaO apelo é, então, para reavivar o VELHO NORMAL de que aqueles que não puderam experimentar isto e chamá-lo de NOVO NORMAL!

Irmã Virginia B. Benito,OP

 

Compartir esta publicacion