A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NAS NOSSA VIDAS

Os livros desempenham um papel importante nas nossas vidas.

Hoje em dia, a leitura está a tornar-se cada vez menos popular entre os jovens e os adultos. Os jovens perderam os seus hábitos de leitura devido à influência e ao impacto das redes sociais. Preferem verificar uma conta no Facebook, tweet ou enviar mensagens do WhatsApp, ver as fotos dos amigos, publicar as suas próprias… eles preferem manter-se em vez de ter tempo para ler um livro, um romance, a Bíblia, uma revista, e assim por diante.

Há muitas razões pelas quais a leitura é recomendada: a leitura fortalece a mente, enriquece o nosso vocabulário e reforça o nosso domínio da linguagem, pois sempre que lemos encontramos várias palavras. Ler faz-nos sentir as experiências dos outros, tira-nos do nosso mundo, molda a nossa personalidade e aumenta a nossa autoestima.

Estudos científicos (um estudo publicado em 2001 na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences) mostraram que a leitura diária pode afastar e até prevenir a doença de Alzheimer e a demência. Na verdade, mantendo o cérebro ativo em todos os momentos, mantemos e reservamos as suas capacidades. Exercitar o cérebro e estimular o intelecto.

Além disso, a leitura previne e reduz o stress. Um estudo de 2009 da Universidade Britânica de Sussex concluiu que a leitura é a forma mais eficaz de combater o stress. Assim que começamos a ler, a nossa mente é forçada a concentrar-se no que está escrito; Ao fazê-lo, esquecemo-nos por um tempo das nossas preocupações, preocupações… ler até nos entretém mais do que ouvir música.

É melhor ler um pouco enquanto nos falta dormir e, no entanto, também devemos evitar ler em smartphones, tablets ou computadores antes de dormir. Estes dispositivos eletrónicos emitem luz azul (LED) que alteram a qualidade do sono, alteram o relógio biológico e danificam os olhos.

Finalmente, a leitura ajuda-nos a compreender muitas coisas, a educar-nos, a elevar o nosso nível intelectual e a mudar a nossa forma de compreender o mundo. Simone de Beauvoir disse: “Ler é a chave que me abriu o mundo.”

SR NTUMBA Thérèse e                      

SR TALAMAKU Berthe

Compartir esta publicacion