A MINHA EXPERIÊNCIA COMO ASPIRANTE

Queridas irmãs, queria partilhar convosco a experiência que estou a fazer na província de San Martín de Porres, precisamente na casa provincial. O meu tempo de experiência é repleto de várias atividades, tais como: tarefas comunitárias, cursos diferentes sobre a vida de São Domingos, a história da Congregação, o apostolado no Centro Hospitalar de Lisungi…

Cheguei à Casa Provincial das Irmãs Missionárias Dominicanas do Rosário em 3/8/2021. Fui bem recebida pelas irmãs da comunidade Zubieta. Assim que cheguei à comunidade, fiquei comovido e espantado com a palavra de boas-vindas que as irmãs tinham escrito: “KARIBU HOME”. Quando entrei na capela, encontrei um símbolo de que gostava muito até hoje, que vos digo, era a lareira, e uma panela no fogo de madeira…

Entendi este símbolo no sentido de unidade, de ajuda mútua e de apoio que caracteriza uma comunidade de vida para o desenvolvimento de cada indivíduo. De facto, a vida em comunidade abre-nos uns aos outros para nos carregarmos uns aos outros e, assim, sermos capazes de erguer juntos a tocha da esperança.

Minhas irmãs, estudando a história da congregação com Da Julie NTUMBA Fiquei comovida com a doação dos nossos fundadores, ofereceram-se corpo e alma pela causa dos pobres com entusiasmo, sacrifício, determinação, perseverança… Esta forma de fazer as coisas desperta em mim a sede de continuar a seguir Cristo seguindo os passos de Zubieta e Nicol na gratuitidade por esta mesma causa.

Por falar no Hospital Lisungi, estou a ter uma experiência muito boa em colaboração com a Irmã Thérèse Ntumba na administração, no armazém farmacêutico e na visita de doentes nos seus quartos.

Quanto à administração, faço mais um trabalho de secretariado a fotocopiar os cartões e a numerá-los. Quanto ao depósito farmacêutico, peço os medicamentos, recebo-os e registo-os nas folhas de stock.

Ao fazer tudo isto, as minhas irmãs sentem-se muito felizes e realizadas com minha experiência, uma vez que é a primeira vez que faço um apostolado fora da comunidade.

Eis algumas das coisas que pensei partilhar convosco.

Até à próxima.

NKONGOLO Gisèle, Aspirante

Compartir esta publicacion