DIA DOS DIREITOS HUMANOS & PRÉMIO SÉRGIO VIEIRA DE MELLO

10 de dezembro é popularmente conhecido como Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Timor-Leste junta-se neste importante dia para dar honra, reconhecimento e saudar aqueles que trabalham silenciosamente para o bem comum.

Nos recentemente concluídos Prémios Sérgio Vieira de Mello, o Presidente da República Democrática de Timor-Leste, Francisco Guterres Lú Olo, premiou quatro vencedores baseados nas categorias Social, Económica e Cultural que promovem, defendem e continuam a defender os direitos humanos. “Houve premiados nos últimos anos, dos quais, foi uma das nossas comunidades em Salau, recebeu prémios semelhantes durante o tempo da Sr. Angélica Amaral”, disse a irmã Belen Evangelista (coordenador local de Bidau, Comunidade Díli).

De acordo com a Irmã Belen, houve mais ou menos 26 outros grupos no processo de seleção para este prémio, tendo sido realizados várias vezes no local visitas da Equipa Designada para realizar diálogos, entrevistas e visitas aleatórias pela equipa do Conselho de prémios e Ordens Honoríficas. Analisariam e apresentariam ao Presidente da República a aprovação e decisão, para nomear os quatro candidatos vencedores dos outros 26 grupos da lista para os referidos prémios.

Este ano, o apostolado com os jovens tem sido reconhecido pela sua mudança positiva na vida de muitos jovens. Dado que o Orfanato Dominicano está criado desde 2004, tem havido inúmeros grupos de crianças, pais, parceiros de missão e colaboradores das Irmãs Dominicanas que participaram na sua melhoria. Nunca estivemos sós. Deus tem sido um Bom Provedor e força constante para todos nós através da presença e envolvimento de muitos. O sonho de um mundo melhor para as gerações futuras tem levado os dominicanos a esforçarem-se para apoiar e capacitar os jovens a esculpirem o seu próprio futuro, trabalhando na sua realização, isto é, através do estudo, dos esforços diários e da construção comunitária. Assim, através deste prémio, as Irmãs Dominicanas gostariam de afirmar a todos os nossos colaboradores, a mão pronta de muitos vizinhos, a resposta e contribuições de amigos, organizações e comunidades que partilharam a sua formação.

No dia dos prémios, a irmã Belen Evangelista foi acompanhada pelos seus membros da comunidade. A irmã Flavia Mendonca recebeu os prémios e apresentou um vídeo sobre a vida, alegrias e desafios de viver e animar os jovens para um futuro de esperança, enquanto pertencia a uma casa para muitos no Orfanato Dominicano, Bidau, Díli, Timor-Leste.

Obrigado por nos ajudar a cuidar dos nossos jovens e promover a vida e a fé.

Nini Rebollos

Compartir esta publicacion