DIA 2 DE MAIO

Hoje começamos com muita alegria e instusiasmo o nosso XXI CAPITULO GERAL, com o lema: “Dom para a vida e missão”. As novas tecnologias nos permitiram conectar-nos durante a Eucaristia de abertura, com as irmãs   amigos e amigas de diferentes partes do mundo em directo (podem visualizar a celebração através do Facebook Misionera Dominicas del Rosario).

Os diferentes momentos da Eucaristia nos foram introduzindo na profundidade deste encontro de irmãs à escuta de Deus e dos Novos sinais da realidade.  Nesta celebração expressamos a nossa fé a partir da riqueza da nossa interculturalidade, eixo transversal do nosso Capítulo.

Presidiu a Eucaristia o Pe. Javier Carballo OP, que na sua reflexão nos ofereceu três razões pelas quais tem sentido encontrar-nos: nascer de novo, abrir horizonte e abraçar-nos. Nesta arte de nascer de novo, assinalava que o importante na vida não é aprender a morrer, mas sim, aprender a renascer com humildade e decisão. No convite de abrir horizontes, recordava as palavras de Helder Cámara: “Quando sonhas sozinho, só é um sonho; quando sonhas com os outros,  é o começo da realidade”. E por último, ainda que os encontros on line tenham sido uma alternativa nunca substituirão a presencialidade, proximidade e o abraçar-nos.

Depois de um delicioso ágape junto às irmãs das comunidades próximas, passamos à sala capitular para escutar as palavras de abertura da nossa irmã Coordenadora Geral Raquel Gil. Nos interpela a que este não seja mais um Capítulo, a não deixar passar o tempo, a não pôr remendos ou repetir-nos. A caminhar “unidas, em num só coração e um só sentir, avaliaremos cim humildade, sinceridade e lucidez as diferentes dimensões da nossa vida consagrada “. Discernir, construir pontes de comunhão, recordar-nos quem somos e até onde queremos ir, vencer medos, saltar limites e avançar desde a sinodalidade,  a pertença e a interculturalidade como paradigma da nossa vida.

Continuamos com a habitual leitura de alguns números da Constituição, chamada da lista das capitulares, aprovação do Regulamento e eleição da equipa coordenadora do Capítulo:

  • Raquel Gil (Presidente)
  • Zully Rojas e Estibaliz Ladrón de Guevara (Moderadoras)
  • Marie Claire Silatchom e Silvia Aranha (Coordenadoras)

A tarde, nos trabalhos em Grupo, tivemos uma dinâmica de integração em que partilhamos as expectativas do Capítulo e os sonhos congregacionais. Demo-nos conta da grande sintonia que havia entre os grupos. Eis algumas das ideias:

  • Sentir-nos e caminhar juntas como família;
  • Que as comunidades sejam lugares de referência para as jovens e as pessoas;
  • Fomentar a unidade desde a valorização do diferente;
  • Romper fronteiras, pensarmos juntas, partilhar desejos e sentimentos;
  • Reavivar o ardor missionário com a humanidade doente;
  • Atitude de esperança e disponibilidade missionária;
  • Sinceridade no caminho com uma boa dose de humor.

Obrigada a todas as pessoas que nos acompanham a distância com as suas orações e as que se fazem presentes através das redes sociais. Cada dia lhes ofereceremos um resumo do percurso do Capítulo.

Compartir esta publicacion