Resumo 3 de Maio 2022

Iniciamos o novo dia agradecidas a Deus pela sua presença e com a esperança de abrir-nos à novidade da sua palavra que nos chega neste dia através dos informes apresentados pelas nossas irmãs da Equipa Geral.

Em modo de memória e eco do dia anterior, a irmã moderadora nos recorda os desafios a ser aprofundados no Capítulo, a perguntar-nos sobre o que queremos e até onde queremos ir, ajudar-nos a valorizar o diferente de cada pessoa e cultura,  com sinceridade em nossos sentimentos e desejos.

Em seguida fez-se a leitura da Acta do dia anterior, ficando aprovada por unanimidade. No resumo de ontem, esquecemos mencionar a eleição da irmã Laura Yax como secretária do Capítulo, irmãs Susana Villar e Fátima Puy como escritinadoras.

Continuando, a nossa irmã Coordenadora Geral, Raquel Gil, apresentou o Informe sobre o Estado da Congregação, guiado pelas linhas de acção e Acordos emanados do Capítulo Geral. A apresentação segue o esquema do Plano Geral 2016 – 2022.  Neste serviço, o segundo triênio está marcado pelo impacto da Pandemia que interrompe tudo o programado, obrigando-as a enfrentar a realidade sem agendas nem planificações, mas com atitude esperançadora.

No seu informe nos convida a reflectir sobre o acento (ênfase) que colocamos no fazer, mais que no ser. A nossa identidade missionária está relacionada à significatividade e  ao testemunho evangélico da nossa vida, centrada na pessoa de Jesus.

De igual modo, nos convida a mudar de mente e coração para caminhar juntas, cultivar os espaços comunitários que nos permitam um encontro connosco mesmas e com as demais. Para dar passo/salto da reflexão à acção, necessitamos cultivar uma filosofia de vida que aprecie tudo de bom e valioso de cada pessoa e do mundo que nos rodeia. Nos recorda que a vida comunitária está em estreita relação com a formação, e por isso mesmo, necessitamos comunidades sãs e respeitosas e apostar por uma formação feita com alma, vida e que seja transformadora.

Outro grande desafio sobre a criatividade missionária é a desinstalação, discernimento e revisão das nossas obras e presenças para optar por presenças mais significativas. Isto requer  aceitar com humildade as nossas limitações e uma escuta atenta aos gritos do nosso mundo sofredor.

No que diz respeito a Inovação estrutural, nos recorda fazer com que a vida flua simplificando estruturas e avançar para umas estruturas  mais humanizadoras, exercendo uma liderança partilhada, preparando quadros de relevo, assumindo a corresponsabilidade, o desafio de ser testemunho de denúncia profética, encarnando nossa pertença congregacional e abrindo nossos horizontes. Terminado o Informe, as irmãs capitulares agradecemos e partilhamos as ressonâncias do mesmo.

Logo passamos para um encontro virtual com todas as comunidades e irmãs, recebendo as saudações, orações, bons desejos,… para as capitulares. Obrigada queridas irmãs pelo carinho manifestado.

Por último o informe estatístico da nossa irmã Trini,  que nos apresentou um rosto multicultural, multigeracional e ainda que com menos quantidade de irmãs, agradecemos também as vocações recebidas inclusive em tempo de Pandemia.

Ambos informes nos deixam desafios e esperanças. As irmãs receberam ambos informes por correio.  

Compartir esta publicacion