08 DE MAIO 2022

Na nossa sessão capitular deste 4º Domingo da Páscoa, encerramos as apresentações das diferentes províncias que nos permitiram um olhar amplo sobre nossa vida e missão como congregação na sua diversidade, pontos fortes e desafios. A Província de Sta. Rosa de Lima (Equador-Perú), a Província de Santo Tomás de Aquino (Perú) e a Província Nª. Sra. De Carmen (Chile-Bolívia), partilharam o processo realizado na América do Sul nos últimos anos para a unificação das três províncias, a distribuição das irmãs em suas comunidades e suas áreas de missão:

 

  • Educação através de colégios e educação superior, onde cada vez mais os leigos vão assumindo a direcção com o apoio das irmãs em diferentes funções como: direcções colegiadas, coordenação pedagógica, acompanhamento da comunidade educativa, aulas de religião, etc.; pastoral universitária e internatos para crianças da Amazônia.
  • Promoção da mulher, promotores e centros de saúde, projectos com crianças em situação de risco (de rua).
  • Trabalho em direitos humanos, JPIC (Justiça e Paz e Integridade da Criação), migrantes, trabalho em redes contra o tráfico de mulheres, mesa de coordenação contra a pobreza, pastoral indígena da amazônia, iniciativas para a promoção da arte nativa e acompanhamento de comunidades indígenas/nativas.
  • Acompanhamento pastoral na catequese, pastoral juvenil-vocacional, comunidades cristãs, comunidades camponesas, pastoral de doentes, sacramentos e formação bíblica.
  • Um trabalho de longo prazo com leigos que partilham o nosso carisma de MDR, o movimento juvenil dominicano e espaços com a família dominicana.
  • Casa de retiros e acompanhamento espiritual.
  • Acompanhamento e cuidado das irmãs mais velhas (maiores).

Este processo de reestruturação foi um caminho longo com muita participação das irmãs,  que permitiu vivê-lo agora com paz e esperança. Trabalhou-se desde as comunidades e assembleias conjuntas para unificar visões, critérios e acompanhar  as habituais resistências, próprias  de um processo como este.

Já havia uma história de coordenação e colaboração a nível Latino-americano e Caribe, com o espaço de ECLA como é: a formação incial e permanente; os projectos conjuntos como províncias do Sul, com projectos educativos, pastoral juvenil-vocacional e JPIC. Nesta etapa, se priorizou ainda mais a formação, a participação dos leigos e o fortalecimento da comunidade de Kirigueti, que foi assumida como comunidade mista pelas MDR e a OP (a Ordem).

Depois desta descrição do processo e situação das províncias de América do Sul, abriu-se o diálogo para agradecimentos, comentários e esclarecimentos. Procedendo à votação da seguinte proposta de unificação, já trabalhada como todas as que chegaram ao capítulo até agora, com a seguinte redacção: “Suprimir neste Capítulo Geral 2022, as províncias de Sta. Rosa de Lima, Santo Tomás de Aquino e Nª. Sra. De Carmen, e erigir uma nova entidade provincial constituída pelas comunidades dos países do Equador, Perú, Bolívia, e Chile”. A proposta foi aprovada por unanimidade por todas as irmãs capitulares. Celebramos a decisão com aplauso e canticos de danças com ritmos latino-americanos, celebrando a vida que se renova.

Agradecemos o testemunho de tantas irmãs que deixaram sua marca e que são lembradas com muito carinho e continuam sendo guias para muitas pessoas e comunidades. Nascemos em um rio “Madre de Dios”e estamos chamadas a entrar nas novas correntes que Deus nos apresenta.

Compartir esta publicacion