COM 93 ANOS… E EM PÉ DE LUTA!

A irmã Maria Jesus Mompó nascida e criada e Olaria, uma povoação ao sul de Valência, Espanha, junto aos seus três irmãos varões, doas quais era a maior. Chegou às ilhas de Porto Rico em 1961, com a Congregação das Irmãs Missionárias Dominicanas do Rosário para realizar a sua missão como enfermeira graduada. Trabalhou durante quase seis décadas no Hospital Pavia em Santurce, Porto Rico.  Para além do seu trabalho como enfermeira no Hospital, ali realizou o trabalho de capelania, encarregada dos serviços audiovisuais educativos e fotografia. Até à chegada a pandemia do COVID 19, conduziu o seu veículo para passar todo o dia dando carinho às pessoas no hospital, não só pessoas doentes, senão todas as que trabalham ali.

Maria Jesus residiu por muito tempo numa povoação de Porto Rico chamada Gurabo, na Diocese de Caguas, e ali realizou também trabalho pastoral na comunidade, na Catequese e Juventude. Foi a partir do trabalho nesta diocese que ela se comprometeu mais com as causas sociais do nosso país, uma colónia dos Estados Unidos.

Maria Jesus fez desobediência civil pacífica, para que a Marinha de Guerra dos Estados Unidos, saísse de uma das ilhas do nosso arquipélago, chamada Vieques e o povo pudesse viver em Paz. Dedicou também o seu tempo a lutar pela liberdade do nosso povo e seus prisioneiros(as) políticos(as) injustamente encarcerados, a favor do meio ambiente, das pessoas empobrecidas, das mulheres vítimas de violência, enfim, entregou-se a todas as causas do nosso país que querem melhorar a vida do povo. Muito do seu tempo também o dedicou a trabalhar com o Comité de Solidariedade com o povo de Haiti. Por muitos anos colaborou com a Comissão de Justiça e Paz da Conferência de Religiosas e Religiosos de Porto Rico.

Foi nomeada pelo Bispo Rubén González para ser a assessora espiritual de um grupo de leigos e leigas na Diocese de Caguas, chamado Guerra Contra a Fome (agora Rede de Esperança e Solidariedade – REDES). Com este grupo dedica-se a dar formação sobre Doutrina Social, a buscar fundos para projetos de desenvolvimento e acompanhar grupos e comunidades dedicadas a procurar melhores condições de vida.

Num pequeno livro que REDES realizou para honrar a vida desta irmã o Bispo Rubén González disse sobre Maria Jesus: “Obrigada, irmã e amiga, por seres como és, ‘uma mulher vestida de força e dignidade, que sorri ante o dia de amanhã, que abre a boca com sabedoria, sua língua ensina a bondade”, dedicando estas palavras do livro dos Provérbios a Maria Jesus.

Com 93 anos vividos a irmã Maria Jesus, continua a ser uma fiel seguidora de Jesus, uma testemunha do seu Amor e Compromisso. 

Por Lucy Magali Millán Ferrer

(Fundadora e presidenta de REDES)

Compartir esta publicacion