DEUS TEM MÃOS DE MULHER
- Hnasmdro
- marzo 5, 2023
- Experiências MDR
- 0
- 268
As mãos de Deus fazem-se visíveis nas mãos de tantas mulheres que cuidam, que acariciam e saram as feridas com ternura.
Mesmo nos nossos tempos a economia do cuidado está a cargo das mulheres. Mulheres mães, irmãs, amigas, cuidadoras, contratadas ou voluntárias estão presentes no cuidado dos mais vulneráveis, brindando os seus conhecimentos, ajuda, companhia e escuta.
Para mostrar essas mãos de Deus eis que chegam no momento oportuno mulheres jovens que participam do Projeto de Mulheres Ascensão Nicol, dirigido pelas Irmãs Missionárias Dominicanas do Rosário, desde o ano 2019, onde desempenham uma série de atividades na Casa de Anciãos São Vicente de Paulo em Jinotega, cidade do norte de Nicarágua. Centro que atualmente alberga a 53 avozinhos sem família que viviam em condições de abandono.
Nesta ocasião falamos de Mayin Liseth Olivas Aguirre e Martha Lucía Centeno Hernández, estudantes de Enfermagem. Originárias de comunidades rurais de Nicarágua, mediante este bonito projeto chegaram a este centro desenvolvendo um vínculo com os avozinhos através da sua proximidade.
Mayin e Martha visitam o centro ao menos três vezes por semana durante as manhãs, tempo valioso donde acompanham os passos vacilantes, seguram as mãos sem força, atraem o olhar perdido entre tantas recordações daqueles que esperam o fim dos seus dias, sem a proximidade daqueles que amaram neste mundo.
Apoiam atividades de cuidado e atenção sanitária mediante a medição dos sinais vitais, curativos, atividades recreativas e a realização de exercícios fisioterapêuticos sob a orientação da nossa responsável de enfermaria.
As suas contribuições foram valiosas já que o centro não conta com orçamento para a contratação de pessoal suficiente para a atenção dos residentes. A participação ativa de Mayin e Martha vem fortalecer as ações de cuidado e acompanhamento dos avozinhos residentes nesta casa.
A nossa gratidão a Deus pela Congregação, e por guiar a muitas mulheres no seu crescimento pessoal, na fé e na formação profissional e humanista que acerca Deus aos que sofrem. Deus continue bendizendo esta missão.
Eva Pineda. Diretora da Casa de Anciãos
São Vicente de Paulo Jinotega – Nicarágua.