O VOO DAS BORBOLETAS

Como parte das nossas opções como Missionárias Dominicanas do Rosário, desde as nossas origens priorizamos o acompanhamento da mulher, o seu crescimento e empoderamento. Neste mês de março em que comemoramos a nível internacional o dia da mulher queremos, a partir da nossa comunidade de Porto Rico, escrever sobre o trabalho de um centro que vimos apoiando desde o ano 2015 na presença de uma das nossas irmãs, que tem estado oferecendo trabalho voluntário e onde se encontra a trabalhar desde há dois anos.

Nos 20 anos da fundação do Centro da Mulher Dominicana, resulta pertinente partilhar sobre este espaço que quer ser um oásis para muitas mulheres imigrantes, que batem à porta com o desejo de encontrar acolhimento, escuta, compreensão e solidariedade. O Centro da Mulher Dominicana (CMD) é uma organização de base comunitária, sem fins lucrativos, fundada em São João Porto Rico a 8 de março de 2003, por iniciativa de uma imigrante dominicana chamada Romelinda Grullón, com um grupo de mulheres porto-riquenhas com sensibilidade por esta causa.

O centro nasce com o objetivo de dar resposta às problemáticas que enfrentam as mulheres imigrantes vítimas de violência de género, agressão sexual e laboral. Ainda que tenha apelido de dominicana, acolhe mulheres de todos os países, embora a maioria seja dominicana. Estas enfrentam no seu viver diário uma diversidade de problemas, entre os que se identificam estão os seguintes: pobreza, dificuldade para integrar-se a uma nova situação migratória e às diferenças culturais, baixos níveis de educação, dificuldade em obter um trabalho adequado, violência, maus-tratos e abuso, discriminação racial e fraco acesso aos serviços de saúde.

A missão do CMD é contribuir para o crescimento integral da mulher através do seu desenvolvimento pessoal, educativo, económico, político, social e o cuidado da sua saúde desde a perspetiva de género e empoderamento. Segundo alguns estudos que foram levados a cabo com as mulheres que recebem serviços no centro: “Muitas delas são mulheres negras, com baixo nível educativo e económico, indocumentadas, vítimas de violência doméstica e agressão sexual, assédio laboral, entre outros. Estas identidades colocam-nas em situações simultâneas de desigualdade em função da sua raça, seu género, classe social e status migratório”.

O Centro é a única organização em Porto Rico que oferece serviços a mulheres migrantes, oferece serviços de trabalho social, terapia psicológica individual, assessoria e intercessoria legal, ateliers de cura, ateliers socioeducativos entre outros. Facilita alternativas às mulheres que se encontram no ciclo de violência doméstica, conscientizando-as sobre as leis que as protegem como migrantes. Quando as mulheres recebem educação, reconhecem os seus direitos e empoderam-se, podem sair do ciclo de violência onde se encontravam e dar-se o que chamamos processo de transformação. Juntas com outras mulheres migrantes empreendem um caminho de crescimento pessoal, onde depois podem apoiar outras mulheres e juntas levantar voo. O convite seria seguir somando-nos a estas iniciativas afins com a nossa identidade e missão como MDR, para conseguir deste mundo um mundo mais humano e equitativo.     

Ir. Yomaira Valenzuela – Porto Rico.

Compartir esta publicacion