SÃO JOSÉ: NA VIDA DAS IRMÃS MISSIONÁRIAS DOMINICANAS DO ROSÁRIO PARTE III

Que significa ou significou São José para a tua vida?

 Nós perguntamos às Irmãs que pertencemos a esta Província de Centro-América e Caribe, porque teve a Ir. Josefina Sarrazín a inspiração de por a Província sob a proteção de São José.

O que sim recordo e recordarão muitas irmãs, é que nos anos em que ingressei na Congregação no Noviciado de Pamplona, em 1963, se respirava uma devoção a São José. Todas as noites, antes dia recriação, todas as Irmãs: de votos perpétuos, junioras, noviças e postulantes, cantávamos um canto em que pedíamos a intercessão de São José para todas as missionárias da congregação e mais além… Pedíamos que nos alcançasse muito boas vocações e por último alguma necessidade a nível de congregação, que nesses anos era a construção da atual Casa Geral em Madrid.

Muitas co-noviças de India, Filipinas, Perú, Regina do Congo e as de Espanha, recordaremos este canto:

Oh, José Santo, nossa alegria,

Sê-nos propicia a tua intercessão.

Escuta benigno a nossa prece

e de nós, tem compaixão.

 

Olha aqui prostradas

as tuas filhas queridas,

Tuas filhas que se chamam

escravas do Senhor.

 

 

Bendiz às missionárias

e alcança-nos do Senhor

muito boas vocações,

e que se faça a construção de Madrid.

Com os anos, em 1978, fui destinada à Província de São José na República Dominicana. Neste querido povo foi a minha missão durante dezoito anos. Aqui tive a oportunidade de aprofundar em São José e gostei. Fui contemplando o quatro da Virgem da Altagracia, Patrona nacional. Jaime Reinés, M SSCC, Biblista e nosso pároco na altura nos convidou a contemplar o quadro:

  • Em primeiro plano e com luz intensa vemos Maria, a cheia de Graça, a Mãe contemplando o grande Mistério do amor de Deus: o menino, seu filho, nosso salvador. (Vestida com as cores da bandeira Dominicana).
  • José na sombra e penumbra, ao fundo do quadro, apenas se o vê, passa despercebido. Há que afinar o olhar para vê-lo, apreciá-lo, valorizá-lo.
  • José é parte deste quadro, do grande mistério da nossa fé, apenas se lhe aprecia em seu lugar de segundo plano, mas está muito presente.

São José: Ensina-nos a viver como tu na escuta a Deus, quando nos fala em nossos sonhos, anseios, desejos, utopias.

Ensina-nos do teu silêncio, escuta, a levantar-nos, a pôr-nos em caminho e ação, a defender a vida e a trabalhar pelo pão de cada dia.

Obrigada, São José continua a interceder por nossa Província. Que nos adentremos no projeto comum traçado no Capítulo Provincial; alcança-nos a graça de aceitar a vontade de Deus manifestada no Plano Geral e no Provincial.

Ir. Arantzazu Ladrón de Guevara-Guatemala

Compartir esta publicacion