NOVAS RESPONSABILIDADES DOS AVÓS EM MILANGE

Desde minha experiência de trabalho no Hospital Distrital de Milange, acompanho muitos casos de crianças que perdem as suas mães antes de cumprirem um ano de idade, devido a várias enfermidades ou complicações no momento do parto, que se tivessem chegado a tempo podiam salvar as suas vidas. Mas as grandes distâncias, os caminhos difíceis e intransitáveis especialmente no tempo chuvoso levam facilmente ao tratamento tradicional e à demora para chegarem ao hospital. Por isso muitas vezes é a nossa carrinha a ambulância que leva as grávidas ao hospital.

Desde o ano 2017, acompanhamos avós e algumas bisavós com bebés pequenos nos braços: com leite, farinha enriquecida, roupa, controle de peso, controle de vacinas, cuidado das crianças e documentação. Os pais, segundo a tradição, deixam os filhos com a família da mulher e vão formar outra família, ficando os pequenos órfãos de pai e mãe. Importa referir que muitas crianças não estão ainda registadas, por isso é como se não existissem.

As famílias destes bebés chegam mensalmente a casa das irmãs Missionárias Dominicanas e vão formando um grupo de apoio onde cada uma partilha a sua experiência, dificuldades e alegrias no cuidado dos pequenos, e assim se foi formando o grupo de apoio “Banja Achimuemue” (Família Feliz). Fazem parte deste grupo voluntariamente depois das crianças terem alta do projeto do leite. O grupo Banja Achimuemue desempenha as seguintes atividades:

  1. Acolhe a todas as famílias das crianças órfãs e gémeas, anima e acompanha nas dificuldades que las famílias sentem. Identificam problemas familiares ou de saúde, e junto com a responsável do programa canalizam para as diferentes instituições ou autoridades locais: Ação Social, Hospital, Registo Civil, Educação, etc.
  2. Visitam as famílias com dificuldades sociais para melhor conhecerem a sua realidade e podermos assim dar uma melhor resposta.
  3. Preparam farinha enriquecida com soja, amendoim e milho, para as crianças subnutridas (que infelizmente são muitas nos primeiros meses do ano), e ensinam a preparar a mesma.
  4. Colaboram e promovem encontros festivos nos dias especiais: Natal, dia da Criança. Estes encontros são de grande alegria para as crianças e as avós. Por um lado, as crianças brincam com jogos próprios para a sua idade e por outro os avós dançam com bailes tradicionais. Estes dias se divertem e comem juntos.
  5. Realizam um trabalho conjunto de autossustento no cultivo de milho, feijão, amendoim para conseguir comida para os seus netos.

Neste ano 2023 estão a trabalhar muito mais e muitas vezes com as crianças às costas, infelizmente quando faltava pouco tempo para a colheita do milho tempestades tropicais intensas, geradas pelo ciclone Fredy, que afetou a província da Zambézia, destruíram as plantações, pontes, casas, etc, deixando uma grande tristeza. Mas o grupo não desanimou, quando passaram as chuvas reiniciou novamente o trabalho para preparar a terra com a esperança de ter algum produto na segunda época.

Inicialmente os encontros aconteciam debaixo das árvores, mas graças ao apoio de pessoas generosas temos hoje um lugar acolhedor. Ainda preparamos as farinhas enriquecidas debaixo das árvores, mas temos esperança que venham dias melhores.  

Sentimos que Deus caminha junto de nós, a sua presença nos anima apesar das muitas dificuldades que encontramos no caminho e a continuar a lutar cada dia. Agradecemos a Deus pelo caminho feito por este grupo, por Sua presença nesta experiência. Muito obrigada!

Hna Fanny Caiza

Milange

Mozambique

Compartir esta publicacion