“NUNCA ME SENTI TÃO PERTO DE DEUS COMO NA MISSÃO” ( NA FORMAÇÃO)”

Somos as noviças do 2º ano, iniciamos o noviciado no dia 24 de Fevereiro de 2022, festa da Nossa Madre Fundadora Ascensão Nicol e em Fevereiro de 2023, passamos para o segundo ano com muita expectativa e ilusão. Espero que este tempo de caminhada nos ofereça as oportunidades necessárias para seguirmos com entusiasmo a nossa caminhada.

Durante o ano canónico, muitas experiências foram vividas tais como: a intensificação das nossas relações interpessoais; uma vivência comunitária com maior abertura baseada numa constante prática do perdão, do amor fraterno e na liberdade de expressão, na superação da feridas e aproximação ao Deus de Jesus, onde somos chamadas a viver como MDR.

Tendo em conta o Plano Geral de Formação da Congregação, temos tido formações a diversos níveis: eclesiológico, teológico, cristológico, psico-espiritual, congregacinal, social e da personalidade; bem como outras materias, que nos têm ajudado a aprofundar, a conhecer e a compreender a vida em todas as suas dimensões; a ter um olhar mais profundo e aberto aos novos paradigmas da vida e a perceber a formação como um processo dinâmico.

Também fomos inseridas nos centros de pastoral, a fim de criarmos relações mais próximas com o povo ajudando naquilo que necessitam, desde a catequese, o acompanhamento de grupos e movimentos, a colaboração em serviços litúrgicos dominicais e outros.

Atendendo que a nossa missão é ir ao encontro dos mais necessitados, como parte da nossa tarefa evangelizadora, e porque somos uma Congregação em saída, aos domingos realizamos visitas às famílias do nosso bairro, para conhecermos a realidade do povo que nos circunda, participarmos de forma mais activa da vida do povo e a comungar no dia-a-dia com eles. Sentimo-nos muito entusiasmadas no nosso processo de formação e motivadas a fazer um caminho de confrontação com os desafios que a relidade de hoje nos vai apresentando, desde o nosso carisma e espiritualidade.

Depois de um ano de caminhada valorizamos a presença de Deus e dos nossos Fundadores presentes no nosso processo de formação. Neste mês em que celebramos a Beatificação da Madre Ascensão sentimos que ela vai fazendo caminho connosco. É uma graça, marcar os passos importantes com ela, que o seu espírito continue a acompanhar-nos, a nos guiar e proteger.

Agradecemos a todas irmãs pelo vosso acompanhamento e carinho. Recebam o nosso grande abraço.

As noviças do 2º Ano

Delma Esteves, Fátima Yambi e Isabel Lote

Viana – Angola

1
Compartir esta publicacion