O BEM COMUM DOS TRÊS Rs ECOLÓGICOS (CAPÍTULO 2) REUTILIZAR
- Hnasmdro
- octubre 24, 2023
- Experiências MDR
- 0
- 197
No capítulo anterior vimos a ação de Reduzir dentro da proposta ecológica dos 3R. Agora veremos a segunda ação, REUTILIZAR.
Reutilizar, é simplesmente voltar a utilizar um produto. Mas há várias maneiras de entender ou concretizar esta prática:
- Posso Reutilizar um produto várias vezes porque está desenhado para ser utilizado várias vezes, um exemplo muito comum: as garrafas de água recarregáveis (plástico ou preferencialmente outros materiais, como vidro ou aço inoxidável).
- Ou posso dar-lhe uma segunda, terceira ou mais funções a um produto depois de haver sido utilizado para o que foi originalmente criado. Por exemplo, o pneu de um veículo, a sua função original é amortizar a rodagem de uma roda; quando já termina essa função por que está em mal estado, pode utilizar-se para fazer um móvel, semear uma planta nele, decorar um pátio infantil, etc.
Dentro desta prática de Reutilizar entrariam também duas práticas associadas a prolongar o uso de um produto, e são: Reparar e Recircular.
Reparar: Vivemos numa sociedade do descartável onde prima o usa e deita fora. Se um produto tem uma pequena amolgadela, defeito ou se estraga e deixa de funcionar, em muitas ocasiões optamos por deitar fora, porque é mais complicado e caro procurar alguém que o repare. Mas são muitas as pessoas e instituições dedicadas justamente a devolver-lhe a vida na sua função original, para não gerar mais resíduos e não ter que consumir um novo produto que o substitua. É o caso de: eletrodomésticos, relógios, telemóveis, roupa, calçado, veículos, móveis, etc.
Recircular: Neste caso, o produto está em boas condições e ainda pode utilizar-se na função original, mas por diferentes razões (fica-me pequena essa roupa, já não utilizo esses jogos, agora não tenho filhos pequenos, quero reduzir os produtos que comprei compulsivamente, ou algo que me ofereceram que não necessito, quero partilhar comida com outros que necessitam, etc.), opto por partilhar ou vender o dito produto. Hoje em dia existem muitas plataformas de compra e venda de segunda mão, organizações que recolhem e redistribuem para as pessoas que precisam, também dão ou trocam com amigos e familiares, entre outros.
Vamos avançando, Reduzir, Reutilizar… fica-nos uma mais. E já estamos conseguindo um mundo melhor.
Marisa Folgado