ASSOCIAÇÃO DE COMUNIDADES LAICAS DAS MISSIONÁRIAS DOMINICANAS DO ROSARIO

Nossos inícios

Na Província “Santa Rosa”, a formação das Comunidades Laicas tem origem nos grupos que participaram da reflexão, estudo, oração como agentes pastorais, com as Irmãs das Comunidades Religiosas da Província.


Em 1994, o Pai Provincial da Ordem Dominicana, no Peru, fez uma convocação aberta a uma reunião nacional de grupos leigos para promover o trabalho através das fraternidades.


Irmãs e professores de várias escolas dominicanas participaram, incluindo as da província de Santa Rosa.


Os colaboradores das Faculdades, constituídos principalmente pela equipe pastoral, constituíram a primeira fraternidade: “Véritas Fraternity” no Colégio de Jesus. Da mesma forma, os pais da “Catequese da Família” formaram o seu “Grupo de Reflexão”.

Paralelamente, as Irmãs em seus lugares de missão convocaram a formação de fraternidades em Namora Cajamarca, San Juan de Lurigancho, Piura, Talara, Sayán, Lambayeque, San Ignacio, Huacho, Ayacucho.


Esses grupos foram posteriormente chamados de comunidades leigas do MDR, formando parte do projeto pastoral da província.


Em 2010, por proposta das Irmãs Religiosas do MDR, as comunidades leigas foram formadas como a Associação das Comunidades Laicas MDR, sendo governadas por seus próprios Estatutos.

QUEM SOMOS?

• Somos comunidades cristãs laicas, associadas que assumem o carisma e a espiritualidade das irmãs MDR, que explicam nossa fé e vida em reuniões comunitárias quinzenais.
• Buscamos fortalecer nossa fé por meio da oração, reflexão, estudo pessoal e comunitário e retiro anual.
• Cada comunidade é acompanhada por uma irmã do MDR. Com relações horizontais e fraternas.
• Estamos organizadas a nível provincial y em cada comunidade, assumindo serviços de Coordenação de acordo a nossos estatutos com renovação de cargos cada 3 anos.
• Os cargos contemplados em nossos Estatutos são:

A nível Provincial: Coordenador(a), Vice coordenador(a), Secretário(a), Tesoureiro(a), Líder, Conselheiro(a) Religioso(a), Conselheiro(a) Laico(a).
A nível comunitário: coordenador(a), secretário(a), tesoureiro(a), conselheiro(a) religioso(a).

Temos um processo de preparação por etapas:

• Primeira etapa, iniciação: é o tempo de integração entre os participantes e o conhecimento do que significa ser laico, através do estudo da Exortação Apostólica Christifidelis Laici (Doc. Concílio Vaticano II).
• Segunda Etapa, Formação: etapa intermediária, estudamos e familiarizamos-nos com a Bíblia, alguns Documentos da Igreja, da Congregação e da Associação.
• Terceira etapa, Compromisso, aprofundamos o estudo. Em uma cerimônia especial, nos comprometemos publicamente a viver nossa fé a partir do Carisma e Espiritualidade do MDR, geralmente esses compromissos foram feitos e renovados nas Reuniões Anuais. Também assumimos compromissos pastorais e da sociedade civil.

O QUE FAZEMOS?

Assumimos o trabalho apostólico nos lugares em que estamos, desde o desempenho de nosso trabalho diário em escolas, paróquias, hospitais, organizações da sociedade civil, bairros e projetos pastorais da província: Promoção e Dignificação da Mulher, Educação Libertadora e Profética, DD.HH – JPIC, Ministério da Juventude e apoiamos através do acompanhamento no Bellavista Boarding School (Jaén – Cajamarca)
Temos uma reunião anual e uma assembleia de delegados de todas as comunidades laicas do MDR.

Participamos de atividades de treinamento, como reuniões, oficinas, cursos, celebrações, reflexões bíblicas e realidade política socioeconômica:

Jubileus da Ordem:

• Nos 800 anos da Ordem,
• Nos 400 anos da santificação de Santa Rosa de Lima,
• Nos 50 anos da canonização de San Martín de Porres.
• Nos 100 anos de fundação de nossa Congregação MDR

Nos Encontros de Teólogos Dominicanos:

Em Cochabamba Bolívia. Tema da reflexão: Como elaborar nossa espiritualidade como mulheres dominicanas hoje? 1998.
Em Quito Equador. Tema “O misticismo de mulheres e povos, em face da globalização.” 1999.
“A pregação das mulheres em um contexto de exclusão, morte e sonhos” (Mc 14, 5-13).
No Encontro Ecumênico de Teólogos de Lima, promovido pelo Instituto Bartolomé de las Casas.
Participamos do seminário latino-americano “Carisma y Laicado”, realizado no Chile em 2011.
Participamos ativamente e conscientemente de apelos à defesa da vida, como: Nem um a menos, Contra a corrupção, Defesa do meio ambiente.
Nos cursos oferecidos pela Congregação, o Instituto Bartolomé de las Casas, CEAS, CONFER, Rede de Combate ao Tráfico de Pessoas, Paróquias, Mesa de Laicos, Equipes de Ensino.