Celebração do Centenário da Congregação dos Missionários Dominicanos do Rosário

Nossa Congregação nasceu em 5 de outubro de 1918 e em todos os lugares onde temos uma presença missionária, celebramos com alegria e gratidão este evento.

Foi um momento para lembrar da caminhada como MDR em cada país; onde nos vem a mente lembranças, rostos, experiências, dores e alegrias em nossa caminhada como família missionária a serviço dos mais pobres. Nos sentimos muito acompanhados por nossos povos, em cada região onde celebramos esta festa.

Também nos permitiu olhar para frente e nos projetar em nossa missão, conscientes de nossa fragilidade, mas também dos muitos sinais de esperança que nos encorajam a continuar encarnando o carisma que nossos Pais Fundadores nos deixaram “Evangelizar os pobres naquelas situações missionárias onde a igreja mais precisa de nós”.

A celebração também nos ajudou a reconhecer o Deus da Vida nesses cem anos de história, para agradecer a vitalidade do Espírito que nos move e que se torna visível na beleza da diversidade de nossa Congregação.

Da selva peruana, expandimos para os rios do mundo para anunciar as Boas Novas que libertam Jesus. Hoje estamos presentes em 22 países e temos irmãs de 26 nacionalidades; cada irmã é testemunha que a pequena semente que Madre Ascención Nicol e Monsenhor Zubieta, inspirada por Deus, semeou em terras indígenas, produziu frutos abundantes no coração de nossos povos, com quem nós atamos nossos corações e até mesmo perder nossas vidas, assim como nossas irmãs mártires na República Democrática do Congo.

Diante do nosso mundo fragmentado, sentimos o desafio de ser tecelões de uma fraternidade de iguais, construtores de comunidades inclusivas, alegres e evangelizadoras.
A celebração do nosso centenário compromete-nos a viver com autenticidade e gratidão a nossa vocação missionária, atenta aos sinais de vida e sofrimento que contemplamos e que nos levam a dar respostas novas e criativas.