Voluntariado

EXPERIÊNCIA DE MERCEDES LERA

"O AMOR NOS FAZ BOAS PESSOAS"

Outro dia, meu priminho me chamou para fazer uma entrevista. Eles lhe enviaram um trabalho na escola: entrevistar alguém que segue o plano de Deus. Eu? Seguindo o plano de Deus? Fiquei muito surpreso que ele me escolheu e ao mesmo tempo me fez pensar …


Estou em Camarões há cinco meses, vivendo como voluntária em uma comunidade das Irmãs Missionárias Dominicanas do Rosário. Não sei se esse é o plano que Deus havia preparado para mim, ainda não falei com ele, só sei que todos os dias peço e confio nele para colocar minha vida em suas mãos e dizer sim ao que ele planejou para mim. Nestes cinco meses, se eu olhar para trás, posso dizer que minha vida mudou imensamente. As pessoas que encontro, com quem compartilho a VIDA todos os dias, me ajudaram a crescer e aprender. Nem todas as experiências e mudanças que estou passando são boas, há muitas coisas que eu poderia descrever como ruins ou dolorosas, mas, de uma maneira ou de outra, TUDO enriquece nosso caminho se soubermos dar a abordagem certa. Todos os dias vivo e observo realidades do estilo de vida e cultura camaronesa que me surpreendem, mas o que mais me faz parar para pensar e reafirmar meus princípios são as injustiças em que o mundo em que vivemos (e que construímos juntos) subjuga certas pessoas.

Como uma garota da minha idade não sabe escrever o nome dela? Por que uma bolsa de sangue para transfusão está infectada pelo HIV? Como uma mãe e seu bebê, sem nenhum problema por nove meses, podem morrer em uma cesariana? Por que uma criança precisa trabalhar para pagar a escola? Milhares de situações que eu não entendo … como pode haver uma violação dos direitos humanos e que “ninguém faz nada”? Tudo isso remove meu coração e só posso pedir ao Senhor que dê aos líderes políticos (e a todos nós) a sabedoria e o amor necessários para mudar e melhorá-lo.
Em Yaoundé, você pode respirar alegria, fraternidade, bom humor, carinho, generosidade … uma cidade, um povo, um país que amanhece todos os dias antes do sol para lutar por seus direitos, crescer, continuar sua vida e fazê-lo da melhor maneira possível, uma vez que eles, mais do que ninguém, amam suas raízes, têm orgulho de serem camaroneses e nada e ninguém pode tirar a ilusão de ver mudar um pouco tudo isso pelo que lutaram tanto.
A irmã Marcela, da equipe geral, antes da minha viagem (eu tinha medo de como ela iria lidar com o idioma) me deu o rosário missionário e me disse que com o idioma do amor eu não teria problemas. Agora eu entendo o que ela quis dizer. Espero que mais pessoas falem esse idioma, talvez juntos possamos enviá-lo a você. Você pode me ajudar Unidos em Missão!


Mercedes Lera, Voluntaria.