Características da Congregação das Irmãs Missionárias Dominicanas do Rosário

Evangelizadora

Um carisma especial reúne “Evangelizar os pobres nas situações missionárias em que a Igreja mais precisa de nós”, o carisma nascido no calor da missão e o encontro com os povos nativos da selva peruana está diante de cada irmão e irmã, onde descobrimos e experimentamos Deus como Pai / Mãe e a urgência de viver como irmãos e irmãs.
Queremos testemunhar a Jesus ressuscitado, como fizeram as primeiras testemunhas da ressurreição, saudamos com alegria o mandato missionário de fazer discípulos e discípulas e de ser testemunhas do Deus da Vida. Sentimo-nos cercados por uma nuvem de testemunhas, homens e mulheres de todas as culturas, épocas e povos que endossaram as palavras de Jesus “Vá e faça discípulos de todos os povos”.

Serva dos mais pobres

Como nosso Mestre, Jesus de Nazaré, que ficou pobre e dedicou toda a sua existência a servir os favoritos de Deus, saudamos esta missão como um presente que nos compromete a compartilhar nossa vida com os mais pobres, acompanhando suas esperanças, lutas e sofrimentos.

Missionária

Em um mundo em que homens e mulheres deixam suas aldeias, nos sentimos enviados a quebrar fronteiras e diferenças, porque acreditamos na presença de Deus em todas as cidades, na diversidade de buscas e horizontes, temos a esperança de uma humanidade de novos céus e novas terras.

Libertadora

Em um mundo em que a vida é negada a milhares de pessoas por falta de comida, educação, identidade e liberdade, nós, como Jesus, nos comprometemos com a tarefa de libertação integral de nossos povos, anunciando e celebrando a presença salvadora de Cristo. Pra nós falar de Deus é falar da necessidade de trabalhar pela justiça e exigir justiça.

Encarnada

Do profundo contato com Deus que queria estabelecer sua morada entre nós, simpatizamos com os povos que sonham com um futuro melhor, com todo ser humano que busca, acredita e trabalha por uma vida mais digna e justa, com toda cultura que mantém inúmeras riquezas e é habitado pelas sementes da Palavra.

Mariana

Descobrimos em Maria uma referência importante em nosso discipulado, a mulher fiel e corajosa, que canta e se alegra com a presença de Deus em sua história e na história de seu povo. Aquela que acompanha e fecunda a esperança da comunidade desolada dos discípulos e testemunha a irrupção do Espírito.

Orante

O silêncio é o espaço em que Deus nos fala, é a experiência que nos une e nutre nosso projeto de vida, pois no domingo queremos conversar com Deus e Deus com os outros.

Buscadora da Verdade

É o estudo descoberto como uma “fonte de esperança” que nos permite, como comunidade, buscar a verdade, precisamos examinar a Palavra de Deus e as ciências humanas, treinamos responsavelmente para servir melhor.

Consciência de gênero

Nossa espiritualidade nos convida e estimula a fortalecer nosso ser de mulheres, ciente da riqueza que nos habita e da exploração que muitas mulheres sofrem no mundo, por isso sentimos solidariedade com as mulheres que lutam e trabalham para defender e cuidar a vida. Acreditamos que Deus Pai / Mãe acompanha e fortalece nossa esperança e a das mulheres de nossos povos em sua peregrinação em direção a uma sociedade de iguais.