Nossa História

Nascemos em 1918 na Amazônia peruana, próximo ao rio Madre de Dios. O grito dos povos indígenas não deixou nosso fundador, Monsenhor Ramón Zubieta indiferente, que, com ousadia missionária, se inseriu no coração da selva e de lá descobriu as necessidades urgentes das comunidades e a injustiça sofrida por quem explorava a borracha.

Monsenhor Zubieta confia no poder transformador da mulher quando se forma e sua dignidade se eleva; é assim que ela é conduzida por esse desejo de viajar para a Espanha e pede às irmãs dominicanas que a acompanhem nesta missão. A Madre Ascensión Nicol, juntamente com outras irmãs, responde a esse chamado e se torna a primeira mulher que se aventura na selva peruana; é lá que descobre sua nova vocação para entrar em contato com mulheres e crianças, com quem educa e com quem compartilha a vida e tarefas diárias.

Em 1918, nasce a nova Congregação, fruto do Espírito, do esforço e do amor que nossos fundadores experimentaram pelos povos de origem, especialmente pelas mulheres e sua luta por dignificação.

Do rio Madre de Deus, a vitalidade do nosso carisma fluiu para a China, depois nos espalhamos por diferentes latitudes, tendo como único motivo compartilhar nossas vidas com os pobres e acompanhá-los nos processos de libertação.