Carisma da Congregação das Irmãs Missionárias Dominicanas do Rosário

Missionárias

Somos uma congregação missionária formada por irmãs de 22 nacionalidades e presente em 21 países do mundo.
Somos mulheres crentes unidas pelo sonho de Jesus, de uma humanidade reconciliada, nossas comunidades estão inseridas especialmente no coração dos povos empobrecidos para anunciar as Boas Novas da libertação de toda escravidão e opressão.
Acreditamos na fraternidade universal, confiamos que é possível construir outro mundo a partir da diversidade e da riqueza de cada povo, comunidade e pessoa, por isso vivemos em pequenas comunidades que compartilham vida e missão.
Acreditamos no potencial libertador das mulheres, fonte de vida e beleza, tecelã de novas relações entre seres humanos, samaritanos próximos ao que sofre, defensores da vida ameaçada.

Dominicanas

Buscamos na comunidade fraterna, através do estudo e da oração, as luzes necessárias para descobrir a presença de Deus no meio de nossa realidade, reconhecendo os sinais da vida e as sombras que atravessam nossa humanidade ferida.
É a Palavra de Deus que nutre nosso compromisso com o Reino e impulsiona nossas iniciativas e projetos; é a fonte de nossa pregação, anúncio e denúncia.

Do Rosário

Em Maria, reconhecemos a fiel discípula, a mulher que trabalha e ora, que constrói a fraternidade, disponível, que se deixa amar. Atenta ao projeto de Deus na história, que canta e celebra porque “eleva os humildes e os famintos enche de bens”, é ela quem inspira nossa missão, aumentando em nós a ternura e o cuidado que, como mulheres, mostramos no acompanhamento para pessoas de sua diversidade cultural e religiosa.