Áreas de trabalho das irmãs missionárias dominicanas do Rosário

As Missionárias Dominicanas do Rosário trabalham em diversas áreas, dependendo da realidade social, política e econômica em que estamos localizados e dos rostos específicos das pessoas a quem desejamos anunciar o evangelho libertador de Jesus, compartilhando nossas vidas e caminhando com eles e com elas.

As áreas que cobrimos são:

Educação:

Acreditamos na educação como o melhor meio de dignificar as pessoas e ser construtoras de seu próprio destino e transformar seus ambientes vitais. É por isso que realizamos escolas, jardim de infância, centros de treinamento técnico etc.
Nossos Fundadores optaram pela educação da mulher nativa como principal agente de transformação familiar e social.
«Fiquei profundamente emocionado com a situação das mulheres na selva. A partir daquele momento, a ideia de remediar tal indignidade ficou em minha mente e coração e não vi outra maneira de introduzir a colaboração dos religiosos no apostolado da Montanha. Só eles poderiam penetrar na alma dessas mulheres e conscientizá-las de sua própria dignidade»

Acompanhamento de organizações de mulheres:

Como mulheres, acreditamos no potencial das mulheres de empreender processos de crescimento e mudança em suas comunidades, trabalhamos com mulheres em oficinas produtivas, agricultura orgânica, cooperativas, etc.

Teologia:

Acreditamos na busca da verdade de Deus, do ser humano, da história, por isso desenvolvemos nossa reflexão teológica e a ensinamos nas universidades e centros teológicos como forma de anunciar o Deus da Vida que caminha com seu povo.

Saúde:

Acreditamos no direito de todo ser humano à saúde decente, a ser tratado com respeito e a receber cuidados oportunos e de qualidade.
Madre Ascensión Nicol cuidava e atendia os nativos que a procuravam em busca de cura.

Justiça, Paz e Cuidado da Criação:

Trabalhamos em rede com organizações que promovem os direitos das pessoas: Rede contra o tráfico de pessoas, mesas de pacto para o combate à pobreza, apoio aos migrantes..

Acompanhamento às comunidades nativas da Amazônia:

Sendo fiéis ao nosso carisma, trabalhamos em conjunto com as comunidades amazônicas e oferecemos: formação humana e cristã, internato para meninas, visita às comunidades.

Acompanhamento Pastoral:

Nos diferentes contextos em que nos encontramos, acompanhamos grupos de crianças, jovens e adultos, treinamos em sacramentos, oficinas bíblicas, formação humana, oficinas para pais. etc.