A Pandemia de Covid-19 e a Nossa Missão

A intenção do Santo Padre, o Papa Francisco, para o mês de março previa rezar para que a Igreja na China persevere na fidelidade ao Evangelho e cresça em unidade. Esta declaração foi publicada no calendário de 2020 com, pelo menos, seis meses de antecedência. O Santo Padre poderá ter-se inspirado ou pressentido a calamidade que estava prestes a ter lugar na China. Ocorreram calamidades semelhantes; vimo-las na Bíblia e ouvimo-las através dos nossos antepassados. No entanto, as pessoas aceitam a sua vulnerabilidade, tornam-se humildes e dependem da misericórdia de Deus.

Durante o dilúvio, Noé submeteu-se à vontade de Deus, construiu uma arca, e cumpriu quarentena com a sua família durante quarenta dias. Deus providenciou-lhes tudo o que precisavam. “Entra, meu povo, nos teus quartos e fecha as portas atrás de ti; esconde-te só por um momento, até que a ira passe”. (Isaías 26: 20-21). Eles rezaram e o Senhor estava com eles.

A posição das pessoas hoje em dia, particularmente dos governadores, tem sido exatamente contrária. O governo impôs um confinamento seguido de outro, sem aviso prévio. Não foram adoptadas medidas de prevenção, nem houve uma ação de sensibilização relativamente às necessidades das pessoas, especialmente dos migrantes e dos trabalhadores.

Todos os hospitais privados foram encerrados. O sistema de transportes foi paralisado. As instalações sanitárias públicas eram deficientes e muito limitadas. Pessoas com outras doenças que não a COVID-19 foram recusadas, causando a perda de várias vidas. A diária desorganização salarial das famílias da classe trabalhadora significava que tinham de lutar para sobreviver. A intervenção de Deus não foi procurada pelos governantes. A humildade não era do seu agrado.

Perante tal situação, nós, Comunidade de Santa Maria, tentámos e continuamos a tentar oferecer o nosso melhor para chegar a todos os necessitados, aos que estão de luto, aos doentes e às grávidas.

Com todos os hospitais privados encerrados, o nosso hospital abriu para acolher todos os casos de emergência de mulheres grávidas e também de pessoas doentes, independentemente de estarem ou não infectadas com o vírus. Confiamos na providência de Deus. Os nossos médicos e enfermeiros também foram muito solidários e generosos ao alargarem as suas horas de serviço. Além disso, os pacientes com sintomas do coronavírus foram tratados e curados. A população tem medo de ir aos hospitais públicos porque os seus familiares não estão autorizados a acompanhá-los e, pior ainda, aqueles que são admitidos raramente regressam vivos.

O que quer que a tua mão direita esteja a fazer bem, não deixes a tua mão esquerda saber. A nossa comunidade tem fornecido kits de fornecimento aos mais necessitados. O nosso centro de produção esforça-se ao máximo para ajudar as mulheres a qualquer hora e dia da semana e dar-lhes trabalho no ramo do bordado, para que possam ter dinheiro para comprar os produtos que necessitam diariamente. Como medida de segurança, após cada turno, são distribuídas máscaras gratuitas a todos os que entram nas nossas instalações. As visitas familiares e o ministério da comunhão com os enfermos e idosos continuam. Acima de tudo, estamos com as pessoas afetadas e infectadas através do nosso apoio moral e da oração.

Comunidade de Santa Maria

Ahmedabad, Gujarat, Índia

Share this Post