Descobrindo A Verdadeira Felicidade (Filipinas)

“O segredo da paz e da felicidade é encontrado no auto-sacrifício, no esvaziamento de si e em deixar tudo ser preenchido pelo amor de Deus” (Madre Ascensión Nicol Goñi). Há pessoas que buscam a felicidade no mundo material: dinheiro, carros, bens e outras coisas que não são de Deus. A Madre Ascensión nos dá uma resposta clara à felicidade: a verdadeira felicidade é encontrada somente em Deus ao se descobrir.

Deixe-me compartilhar minhas experiências para encontrar a verdadeira felicidade. O estágio do postulado é como um ingresso para voltar às minhas experiências. Esse momento é tão grande que descobri que também é uma oportunidade especial para refletir sobre mim e descobrir quem eu era, quem sou e quem serei no futuro.

Descobri que a verdadeira felicidade não é onde as pessoas dizem, mas que vem de dentro de si. É verdade que a experiência é a melhor maneira de aprender. Desde que comecei meu postulado, estou realmente aprendendo muitas coisas através de minhas experiências, especialmente nos momentos mais difíceis que passei. Portanto, para mim “a experiência é sempre a melhor professora”, como costumava dizer Nelson Mandela. Para ser uma grande missionária, este é o momento certo de mudar e, assim, preparar-se para o futuro. Todo mundo sabe que o futuro é um mistério, mas é nosso dever cuidar dele como se estivesse em nossas mãos e como se sempre tivéssemos a liberdade de tomar uma decisão. Eu acho que nunca é tarde para mudar.

Nosso postulado começou em 15 de agosto, juntamente com dois companheiros: Rosalina e Rosita, na comunidade de Santa Rosa de Lima, P. Noval. Antes desta etapa, fizemos um retiro com a coordenadora provincial da província de San Luis, irmã Virginia Benito. Me insipirei para esse retiro com as palavras da mensagem da irmã Virginia: “Nosso chamado é um presente especial de Deus”. Essa frase me fez perceber a importância da minha vocação e me ajudou a aprofundar minha oração pessoal. Estou muito feliz com as irmãs da minha comunidade por sua ajuda e apoio. Estar com grandes missionários significa que você nunca está sozinho, abandonado, sem ser amado ou indesejado. Nunca experimentei esses sentimentos porque tenho grandes irmãs que não são apenas minhas irmãs, mas também meus pais e melhores amigas, em quem compartilho e sinto a presença de Deus. Devo-lhes muito por seu amor e amizade, que tornaram minha vocação mais forte. Todos os dias descubro o amor de Cristo através deles.  Como ser humano, não sou perfeita e muitas vezes luto comigo mesmo para seguir alguns de seus exemplos e ensinamentos. Há momentos em que acho difícil apenas ouvi-las, porque acho que meu pensamento é o melhor; então, às vezes, decido me afastar do que elas querem me ensinar. No entanto, elas não tendem a ver minhas imperfeições e falhas, mas sempre tentam me levar de volta ao caminho de Deus. Sua paciência generosa e amorosa me inspirou muito a seguir a Cristo. Essas não são as únicas coisas que aprendi com elas e também que, sendo uma seguida por Cristo, devo ser uma pessoa feliz e amorosa como elas são.

A congregação das irmãs missionárias dominicanas do rosário segue os ensinamentos de Santo Domingo, a quem todos deveriam estudar para aprender mais sobre Cristo, nosso professor. Portanto, com o coração agradecido, minhas irmãs nesta província (através da minha comunidade) decidiram me enviar para estudar. No local em que estudo, comecei a aprender e conhecer mais sobre essa vida chamada por Deus. Durante minhas aulas modulares, conheci muitos irmãos e irmãs que vieram de diferentes congregações. Eles eram bons amigos, compartilharam seus conhecimentos, talentos e tempo. No começo, quando decidi entrar no convento, pensei que, para ser freira, não era necessário estudar, mas durante as aulas de um ano, percebi que estudar também é uma das coisas importantes da vida religiosa. Para pregar as boas novas para as pessoas, preciso conhecer e entender a vida de Jesus através de outras pessoas.

Depois das aulas de estágio, fui enviada pelos meus professores e fiz minha exposição em Baseco, Tondo (Manila) e fiquei nove dias com os pobres. Baseco é o lugar onde os pobres de Manila jogam seus resíduos, tornando-os sujos e fedido. Ao mesmo tempo, é um lugar pequeno e cheio de pessoas. Descascar alho aqui pode ser um emprego! As pessoas aqui não têm emprego formal; portanto, o governo lhes dá projetos para cada família e, para se sustentar, as pessoas precisam descascar um saco de alho pelo qual recebem 100 pesos. Além disso, a maioria das crianças é mal nutrida e não vai à escola.

Fiquei chocada quando cheguei à casa dos meus pais adotivos. Eles são muito pobres, mas ainda são muito generosos e fiéis. Um dos filhos de meus pais adotivos é transgênero e foi a primeira vez que eu estava com um transgênero em uma casa. Apesar da minha primeira impressão, fiquei muito feliz por estar com eles e superar minhas emoções porque compartilhamos nossas vidas uns com os outros. Ajudei minha mãe adotiva a cozinhar para as crianças do distrito e também ajudei na igreja do bairro.

A vida religiosa é um presente bonito para a igreja, por isso é um desafio que me mantém alerta, acordada e sempre atenta às pessoas ao meu redor. Tento não machucar ninguém e não ser egoísta. Tentei me preocupar com os outros e ter tempo para estar com eles e descobri uma grande felicidade em meu coração, o que me dá forças para ir além. Como diz o ditado “Para ser feliz, devemos fazer os outros felizes”. Tudo é possível para Deus. Confiar em Deus é permitir-se ser protegido por ele. Sou grata por todas as suas proteções ao longo da minha vida, especialmente pela experiência de nove dias no Baseco. Agradeço à província de San Luis Beltrán, às Filipinas e à comunidade “Virgin Faithful” por seu apoio e orações.

Essa experiência me ajudou a realizar meu chamado, a seguir a Cristo e ser uma discípula dele. Comecei meu postulado no ano passado, o que me ensinou muitas coisas que nunca imaginei. Sendo uma missionária, serei um instrumento de Deus para todas as pessoas, em particular para levar as boas novas aos mais pobres. As experiências que tive ao estar com os pobres me fizeram perceber como sou feliz em minha vida e que recebi uma chamada para ser religiosa. Eu tenho o suficiente para cobrir minhas necessidades, mas ainda há momentos em que eu reclamo. Porém, olhando para os pobres, perguntei-me: o que farei para ajudá-los sendo uma missionária? Posso continuar me preocupando apenas comigo mesmo e deixando-os em paz? Quando penso em deixá-los sozinhos, meu coração não está em paz porque neles encontro Cristo. Descobri o seu amor através dos sofrimentos e dores que vi através dos meus próprios olhos. Não é fácil deixar alguém sozinho nos momentos difíceis. Acredito no meu apelo por eles, mas não será fácil se eu não estiver unida à minha comunidade. Portanto, enquanto eu estiver unida à minha comunidade, não haverá dificuldades que não possam ser superadas e que a verdadeira felicidade não esteja longe.

 

Sara Mendon.

Share this Post