A Educação ao alcance da Juventude Rural

Assumi o compromisso de acompanhar as crianças e adolescentes no Projeto de Emancipação da Mulher, das Irmãs Missionárias Dominicanas do Rosário, no Internato “Santa Rosa” de San Ignacio, em Cajamarca, porque valorizamos a educação das jovens camponesas, que é tão importante para o seu desenvolvimento devido a todos os perigos que elas enfrentam.

 

Cheguei ao internato no dia 10 de março, uma semana antes do início das aulas, entusiasmada com a preparação e organização da casa para a chegada e acolhida das jovens que os pais confiaram às Irmãs e Leigos. Existe uma vaga nos diferentes Colégios Nacionais de San Ignacio para que elas possam frequentar o ensino secundário – que não têm perto das suas casas ou que se localiza muito longe, a horas de distância, a pé.

Tínhamos programado a primeira reunião de pais, que foi reduzida a poucos participantes devido à notícia da suspensão das atividades letivas presenciais, atendendo à situação epidemiológica do vírus Covid-19, que deveria afastar-nos para evitar o contágio desta dolorosa doença.

Regressei a Piura para passar o confinamento com a minha família; tempo para refletir sobre todas as mudanças que ocorreram nos últimos meses. Penso nas jovens que vivem uma realidade diferente e não têm acesso ao ensino virtual porque carecem de eletricidade nas suas casas, e poucas conseguem aceder à telescola.

Espero que a situação do sistema educativo e de saúde melhore no nosso país.

Despeço-me com o desejo de continuar a dar o meu apoio às obras missionárias da congregação MDR.

Uma saudação calorosa,

América Miranda

Share this Post