UMA MISSÃO PARA A CIDADANIA NA CIDADE ALTERNATIVA

Santo Domingo, República Dominicana

Há um ano e meio pude trabalhar na Ciudad Alternativa, uma instituição que tem origem na Pastoral Social e nas Comunidades Eclesiais Básicas da Igreja Católica. Com mais de 30 anos de experiência a trabalhar para uma cidade mais habitável baseada nos direitos de todos, a Ciudad Alternativa tem lutado não só pelo direito à habitação, mas também pelo direito a serviços básicos como a eletricidade, a água, o direito à cultura e ao lazer, o trabalho digno, o acesso à educação e à saúde, o direito de organizar-se e exigir maior investimento social e políticas públicas que gerem bem-estar e inclusão. Todo um trabalho de formação e articulação de organizações e cidadãos que procuram construir um mundo melhor, o que nós cristãos chamamos de reino.

Vim para a Ciudad Alternativa depois de vários anos a assumir compromissos internos na congregação. Precisava de ter a experiência de um espaço externo para poder aprender e contribuir ao mesmo tempo, numa área que sempre esteve ligada a tudo o que Deus colocou no meu caminho, o compromisso social. Desde a pastoral paroquial, formação bíblica, acompanhamento nas fases iniciais da formação e dos compromissos institucionais, tenho sentido que a área social, desde a minha fé e o meu ser consagrado, tem sido uma matiz característica.

 

Nesta experiência fiz parte de diferentes processos:

 

  • Os despejos em La Ciénaga e Los Guandules pelo governo, onde milhares de famílias encontraram nas margens dos rios Ozama e Isabela, na cidade de Santo Domingo um local de luta pela vida, onde podiam realizar os seus sonhos com grande esforço e esperança, uma vez que não tinham lugar na cidade. Todas as quintas-feiras, os vizinhos destes bairros, depois de um dia duro de trabalho ou de cuidar da casa, encontraram tempo juntos para encontrar uma forma de o governo retomar o diálogo de igual participação e não continuar a tratá-los como uma rocha que se encontra na estrada e apenas se agarrou e foi atirada para outro lado.
  • Outro espaço foram as organizações da Terceira Circunscrição do Fórum Do Cidadão do Distrito Nacional. Aqui também aprendi muito: saber que juntos temos mais força, mais ideias, mais possibilidades de sucesso; que podemos ter filiações partidárias diferentes ou sem filiações partidárias e podemos trabalhar para o nosso município de mãos dadas; aprendi a importância de conhecer as pessoas que precisam de ser contactadas para conseguir melhorias nos nossos bairros e políticas públicas onde a sociedade civil tem maior impacto. É um trabalho lento, paciente e perseverante, porque há muitos obstáculos que enfrentamos.
  • E, finalmente, partilho sobre a Escola de Formação Política Mamá Tingo, da qual fui responsável pela monitorização. Mamá Tingó era uma camponesa do tempo de Trujillo que foi assassinada na luta pelo direito à terra (a terra pertence a quem a trabalha). A Ciudad Alternativa, em conjunto com a COPADEBA (Comissão para os Direitos do Bairro) criou este espaço de formação com o seu nome para jovens líderes a partir de um pensamento crítico que desperta e gera nos nossos bairros mais populares um estaleiro de construção de membros da comunidade com sensibilidade para os problemas da comunidade, capaz de seguir processos de diferentes organizações e áreas. Cada aluno e turma contribui com as suas próprias experiências e estamos a construir conhecimentos e propostas com pessoas com longa experiência em temas como direitos de vizinhança, organizações sociais, género, cultura, economia, pedagogia, investigação social, direito, etc. A escola prioriza jovens de bairros populares, mulheres e mães solteiras, pessoas da comunidade LGTBIQ e migrantes. Neste ciclo, tivemos também a oportunidade de partilhar com alunos com deficiências físico-motoras e com alunos com deficiência auditiva. Uma diversidade que significou esforço e também muita riqueza.

 

Esta é apenas uma pequena parte de tudo o que faz a extraordinária equipa de pessoas que compõem a Ciudad Alternativa. Uma equipa que também é diversificada, em experiências, áreas, habilidades, personagens, mas todas elas se juntaram neste espaço que gera transformação de um trabalho profissional com grande vocação ao serviço.

 

Agradeço a Deus por esta oportunidade.

 

Marisa Folgado Martí

Missionária Dominicana do Rosario

Comunidade Sabana Perdida

República Dominicana

Share this Post