PRONTIDÃO

Quando eu era noviça, tivemos a chance de assistir a um filme intitulado “Departure”. Do próprio título soava como emoções aeronáuticas, voos ou aeroportos. Mas, surpreendentemente, tratava-se da nobre tarefa de preparar os corpos para o enterro. Retratou o cuidado, o respeito e a entrada nesse cenário de prestar o último respeito a um corpo criado com dignidade. Foi nesse momento que comecei a pensar e ponderar sobre o mistério e a dignidade da morte. Em primeiro lugar, vi e percebi a partir do filme, o quão nobre um homem pode ser para preparar as últimas vestimentas e detalhes de uma pessoa humana para sua entrada na próxima vida.

Em 1 Cor 15: 55 diz: “Onde, Ó Morte, é a sua vitória? Onde, Ó Morte, é a sua picada? Morte, uma palavra, eu própria estou tão apreensiva para falar sobre isso. Na realidade, encolhei-me sobre o pensamento da minha própria morte, mas a pessoa mais importante da minha vida. Experiências de morte de queridos amigos, um irmão, um pai, avós, e os meus próprios membros da comunidade perfuraram-me até ao núcleo interno, como faria para muitos outros. Tudo o que posso pedir ao Senhor é força e conforto que desejo também, para muitos que passam por esta experiência difícil.

Desde o início de 2022, fui a mais ou menos meia dúzia de funerais, a maioria mulheres, mas um era pai da nossa própria irmã na comunidade. Na verdade, costumava juntar-me a esta obra de misericórdia com a minha avó desde criança. Testemunhei a amargura e as lutas de morrer, bem como a dor sentida por aqueles que ficaram para trás da culpa ou do sentimento de vazio devido à perda de um ente querido.

Despedidas foram muitas vezes acompanhadas com um soluço. Uma verdade é que a maioria de nós estava pronta para viver, mas não tão consciente para enfrentar o fim da vida um dia. A maioria de nós viveu a pensar em segurança e confiança como se o amanhã nunca acabasse, que podemos desafiar qualquer tempestade. Asseguramo-nos de continuidade, de grãos suficientes no celeiro. Pensamos nas nossas despesas futuras e bem-estar… Pensamos nos outros cada vez menos, confiamos nos nossos títulos e seguros em que nem todos partilham.

Ultimamente, com esta temida pandemia, a vida das pessoas tem estado em maior risco. Na verdade, estávamos globalmente abalados como se fossemos varridos do chão que uma vez consideramos uma base segura e sólida. Na verdade, Covid 19 despertou-nos a todos este sentimento de união, de limitação, de desamparo como em toda a humanidade. Já experimentámos isto em primeira mão, nas nossas próprias comunidades! Estávamos todos vulneráveis e ainda estamos em grande risco para quase todos os lugares onde vamos, mesmo nas nossas próprias casas se o vírus for nutrido lá.

Muitas pessoas sábias dizem, ninguém se prepara nem está pronto para a morte que mesmo os mais fortes, os mais ricos ou os mais gentis. Mas a verdade do mistério é que morremos como vivemos. Só resta uma esperança, Jesus é o nosso caminho para a ressurreição. Assim, São Paulo em Rm 8: 11 lembra-nos: «… se o Espírito daquele Que ressuscitou Jesus dos mortos está a viver em vós, Aquele que ressuscitou Cristo Jesus dos mortos também dará vida aos vossos corpos mortais através do Seu Espírito, que vive em vós». A morte não tem poder sobre ele.

Um slogan comum desde março de 2019, quando Covid viajou por todo o mundo: “Fique em segurança, fique em casa”. Acredito que uma poderosa declaração do Papa Francisco nas suas audiências públicas, “a nossa salvação é regressar à nossa própria casa”. Este é então um convite apropriado para ir para “casa”, ir mais fundo nos nossos círculos internos, nos nossos corações. Construir as nossas vidas interiores, viajar a este Deus dado presente com gratidão e solidariedade, dar uma mão àqueles que precisam de nós, os nossos ombros nos tempos difíceis da vida, em momentos de dor e perda.

O nosso mundo precisa da nossa fragilidade para ajudar a construir forças juntos, para reunir a coragem nos piores momentos da existência como Santa Catarina foi, para fortalecer, ajudar a perdoar e reconciliar-se. Para o qual, começamos a afirmar pela fé em Deus e uns nos outros que, não somos diferentes do resto do mundo, que somos igualmente criados com dignidade, igualmente dotados de presença, Sua abundância com a graciosidade de um Criador para respirar sobre nós Seu Espírito à vida.

Nini Rebollos

Compartir esta publicacion