UMA MISSÃO 24/7

Desejo partilhar algumas das experiências que tenho nesta vida, como seguidora de Cristo. Devemos sempre estar prontas para fazer a missão de Deus.

Em primeiro lugar, dou graças a Deus pelo dom da vocação que me foi dada, especialmente dentro desta Congregação que me ajuda a descobrir mais o quanto Deus é bom para comigo. Como religiosa, creio que é fácil ver a perda da própria vida, com as palavras de Jesus: “Os que tratam de salvar a sua vida hão-de perdê-la e os que perdem a sua vida por mim hão-de salvá-la”. Há alturas em que estamos chamadas a entregar a vida, não em nenhum martírio senão em circunstâncias de sacrifício que fazemos na missão, porque toda a missão é uma missão de Misericórdia. O Senhor quer que trabalhemos dia e noite para continuar a sua missão. Busquemos a Sua vontade na missão para abraçá-la com todo o nosso coração. Como disse M. Ascensão: “As grandes coisas vêm numa medida do amor”, significa que quando trabalhamos na missão temos que fazê-lo com amor e para os demais.

Quando entrei nesta Congregação, aprendi muitas coisas, especialmente o seu estilo de vida, o seu Carisma, espiritualidade e vida comunitária. Hoje vivo na comunidade de Nossa Senhora do Rosário, Oe-Cusse. A Missão principal da comunidade é o internado. Nele se acolhem meninas que na sua maioria procedem da montanha e 95% pertencem a famílias muito pobres que quase não podem permitir-se sequer as necessidades básicas, muito menos a educação das suas filhas. Nos reunimos com os jovens da Juventude Dominicana que vêm das diferentes escolas. Trabalhamos com os leigos dominicanos e com as ex-alunas, agrupando-as como “Equipas do Rosário”.  Recentemente, iniciamos o apostolado em educação para o jardim infantil.

A nossa missão começou principalmente como promoção da dignidade das mulheres e crianças através da formação integral, para defender os valores humanos e cristãos, inculcar a confiança em si mesmos e fortalecer a sua fé, inspirando neles a esperança de uma vida melhor e pacífica.  Proporcionar um ambiente que favoreça a reconciliação pessoal e a cura, purificar as crenças culturais e as práticas tradicionais que contradizem o Evangelho e a fé católica.

A comunidade colabora também nas obras pastorais: proporcionando reflexões nos tempos de Advento e Quaresma quando se pede, também visitamos os doentes, levamos a sagrada comunhão aos idosos e enfermos, ensinamos o catecismo e a língua nas escolas portuguesas, assim como nas escolas públicas e governamentais. Nos comprometemos na busca de apoio para os mais pobres nas suas necessidades básicas.

Vivendo em comunidade é onde aprendemos a despojar-nos dos nossos próprios interesses para servir aos demais. Damos graças ao Senhor por nos ter chamado para uma missão, por nos ter elegido até ao dia de hoje, porque o que cada uma de nós recebeu é para partilhar e viver.  Pelo nosso “Sim” a Ele ao longo das nossas vidas, por não nos cansarmos nunca de cumprir a sua vontade.

Esperamos que a força do espírito dos nossos Fundadores, nos ajude a continuar a dar testemunho de Jesus, que nos leva à verdadeira felicidade no que fazemos, no que mais valorizamos.

A comunidade de Oe-Cusse me leva a buscar mais esse amor de Deus nas pessoas com quem partilho a missão.

Compartir esta publicacion