NOS PREOCUPAMOS DE VERDADE PELO NOSSO ENTORNO VITAL?

Há meses atrás, nos unimos à Campanha Internacional de Limpeza das Costas (também iniciativa da organização para onde trabalhamos), como residentes de uma ilha na parte mais meridional de Filipinas.

Foi uma chamada não pelas declarações proclamadas, senão pela necessidade de cuidar e proteger, como manda a Encíclica Laudato Si do Papa Francisco. Enquanto outros grupos poderiam levá-la como uma atividade de um dia, eu creio que é uma chamada à prática diária para limpar o nosso entorno, não só a costa! Parece que a nossa gente está tão ocupada com os gadgets que a natureza e os seres vivos, seres vivos em particular, se estão tornando opacos, mais bem já não se veem ou não se lhes presta atenção. O mundo, com as suas coisas criadas e os seus habitantes, necessita tempo, atenção e cuidado se se consideram “fontes de vida” ou geradores de vida.

De facto, ficamos cegos como cavalos em sítios turísticos, com os olhos tapados, mas comandados por brida e cabresto, no caso da sociedade atual, comandados pelo Wi-Fi e internet. Assim bebemos café em lugares onde a internet está com barra livre! Alheios a cheirar o aroma da bebida e saborear as bondades de tão luxuoso copo alto.

Com os numerosos incidentes adversos no nosso mundo, o mundo parece perguntar-se: todavia estamos bem?

No manual para Espaços Adaptados à Infância “Creating wholeness”, há sessões premeditadas para pôr a âncora e ajudar crianças em situações de vulnerabilidade. Este pequeno manual demostrou a resiliência do nosso povo, dos cidadãos do mundo. De facto, foi uma chamada, um forte alarme o que levou os grupos a “fazer algo quando vemos algo” no nosso âmbito de trabalho ou no bairro.

Daí que tenhamos convocado e convidado representantes das crianças, jovens, pessoal das duas ONGs existentes no lugar, organismos governamentais e sócios para trabalharmos juntos nesta campanha de limpeza do rio de Barangay Busay, da Cidade Isabela, Basilan. O capitão de barangay estava duplamente feliz e agradecido pela presença e participação do grupo na defesa e cuidado da Criação.

Que isto seja um começo para a melhoria e o desenvolvimento da nossa terra e de tudo o que nela existe.

Compartir esta publicacion