FAZER CRESCER O AMOR…

Parece que foi ontem quando a Equipa Provincial no ano 2012 pediu-me para vir ao Equador e trabalhar no Projeto Social “Sonhando pela Mudança”.  Aceitei com gozo esta nova experiência ainda que não soubesse exatamente em que consistia.

Cheguei a Quito a 31 de dezembro do mesmo ano acompanhada pela Irmã Maria del Carmen Sagardoy. Já no aeroporto nos esperava o Pe. Sereno Cozza que nos levou à comunidade das irmãs.

Depois de realizar em Quito alguns trâmites para o Visto, viajei a Santo Domingo dos Tsáchilas, onde as Irmãs nos esperavam com um rico almoço de boas vindas e gestos de carinho.

Na segunda semana de janeiro comecei a trabalhar na minha nova missão, com crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade que procedem de famílias disfuncionais, com problemas de violência, toxicodependência, roubo, prostituição… e, sobretudo carentes de recursos económicos. Ao início custou-me um pouco adaptar-me a esta nova realidade, e à maneira de se relacionarem entre si com insultos. Mas à medida que foi passando o tempo fui conhecendo-os e aproximando-me mais de cada um, através das aulas e da atenção na farmácia, curando as suas feridas, rasgões o dando-lhes algum comprimido para as suas pequenas dores ou jogando com eles nos recreios. Suprindo de alguma forma o carinho e afeto que não têm nas suas famílias.

Passaram já onze anos nos quais aprendi a valorizar mais a defesa da vida, a integridade da pessoa, a trabalhar em equipa com todos os docentes, pessoal administrativo e diversos trabalhadores que foram passando por este Projeto Social; cada um contribuindo com as qualidades e dons que Deus nos deu. Tornando de uma forma ou de outra, a vida mais alegre para estas crianças. Igualmente na capela “São Libório”, da Paróquia “Santa Martha” tenho apoiado no conselho paroquial, na pastoral infantil, na Legião de Maria, na pastoral juvenil, etc. Com os quais temos vivido bonitos momentos de celebração e festividades.

Chegou o momento de partir para outra comunidade e ao rever o caminho percorrido, dou graças a Deus, pela vida e saúde que me concedeu, agradeço às diferentes irmãs que passaram por esta comunidade, ao padre Sereno Cozza Diretor do Projeto Social, por seu apoio incondicional e por permitir-me realizar parte do sonho missionário fora do meu país.

Ir. Hilda Granda

Equador

Compartir esta publicacion