ENCONTRANDO AS CHAVES DO CORAÇÃO

“Quando Deus fecha uma porta, Ele abre uma janela”

Há muitas coisas que estes “tempos de quarentena e confinamento” criaram e reinventaram nas nossas vidas. Foi uma longa estadia para nós as três que somos do Sul, pois tínhamos uma razão importante para ir a Manila. Contudo, tivemos de passar pela quarentena e pelo confinamento, o que significou transformar a nossa estadia em dias, semanas e, eventualmente, meses.

Completámos 4 meses!

Foi no terceiro mês que considerei uma forma mais significativa de passar os meus dias de confinamento em Manila. Foi marcado um retiro antecipado para as nossas noviças, pois tínhamos muito tempo disponível devido à exigência do governo de manter os cidadãos em casa como medida de segurança perante a COVID-19. Foram 6 dias de viagem em conjunto com as oito noviças, o que me deu a oportunidade de conhecer o precioso dom nelas.

A viagem de 6 dias de oração trouxe cor aos meus dias aqui. O Espírito está tão ativo que o que eu estava preparada para partilhar com elas não foi utilizado e, em vez disso, o Espírito fez-nos tomar outro caminho. Um Espírito aberto e a disposição para receber a graça de Deus levaram-nos a abrir os nossos corações e a receber a Sua Palavra. De facto, o desenvolvimento da Sua mensagem era conhecido nas escolhas feitas para cada coração. Um desenvolvimento gradual do que restava nos nossos corações tomou lugar nas orações, contributos, reflexões, e nos momentos de partilha. Lembrando as palavras de Peter Drucher, pai da administração moderna, que disse: “Liderar pessoas é como dirigir uma orquestra. Há tantos músicos e instrumentos diferentes e o maestro deve conhecê-los a todos. Durante estes dias de viagem, estas foram as áreas de revelação que foram reveladas:

  • “Com quem sonham?” Aprendi sobre os seus pensamentos, olhando para o que realizaram e também compreendendo no que elas sonham em tornar-se… o espírito missionário que resplandece nos seus corações.
  • “Choraram, porquê?” “O que elas conseguiram foi alimentado pelo líquido dos seus olhos, o diploma foi obtido mediante um preço elevado: noites sem dormir, tortura psicológica nos dias de exames, outras responsabilidades no convento e a dor de estar longe da família e de casa em tempos difíceis.
  • O que estão a cantar?” – é a sua alegria, sucesso e perseverança que se tornaram fonte da sua força – o “Sim” de Maria fortalece-as.
  • “Quais são os seus valores?” A forte ligação de muitos anos através da alegria e adversidade nas suas vidas, a sua convivência permitiu-lhes conhecerem-se em profundidade, levando-as até às salas secretas dos seus corações juntamente com as dos seus formadores.
  • “Qual é a sua disposição?” Isto é importante saber para descobrir a chave do seu coração.
  • O que descobri?” O meu profundo apreço e gratidão pela forma paciente, amorosa e confiante de como a Equipa de Formação em Macau ofereceu o seu amor, atenção, ensino, formação e alimentação a cada uma das noviças. Nós – aqui em Nova Manila – a Equipa de Formação está a colher o seu trabalho e testemunho de vida como agradecimento pelo Espírito da Vida. Outras das tarefas da equipa anterior eram clarificar a sua motivação e vocação, prolongar o seu legado individual, afirmar o melhor de cada uma delas, fazê-las amar a nossa congregação e, acima de tudo, prepará-las para trabalhar na vinha de Deus, a nossa missão. O número total de anos de formação básica é fundamental e permite a cada uma conhecer Deus através da oração, amar Deus nos outros e servi-lo na missão da Igreja.

O que percebo enche o meu coração de orgulho, concede-me alegria e faz-me agradecer por ter encontrado a chave para os seus corações. Foi uma oportunidade abençoada ao descobrir o impulso e os dons do Espírito Santo, manifestados nas esperanças e sonhos das nossas jovens irmãs. Estão determinadas: mãos e corações prontos a amar o Senhor acima da tempestade e do risco ” Ide e proclamai, o Senhor vive entre nós”.

Que o Espírito de Deus e o amor ao próximo possam moldar – a partir dos sacrifícios, orações e exemplos dos nossos fundadores Monsenhor Ramon Zubieta e Madre Ascensão Nicol – e nos permitam continuar com alegria e plena confiança no Deus do Amor e da Providência.

Irmã María Virginia Benito,

Comunidad Reina de la Paz,

Baliwasan, Zambanga, Filipinas

Share this Post