IMDR, parte do sucesso da nossa família

As Irmãs Missionárias Dominicanas do Rosário é uma congregação religiosa com um único propósito, para ajudar as pessoas necessitadas. Uma dessas pessoas que puderam ajudar é o meu pai, que se chama Apolônio D. Solis. Foram a mão amiga e a porta para o sucesso na carreira do meu pai. Sem eles, o meu pai não podia terminar os estudos e tornar-se quem é agora. O meu pai era um estudante trabalhador desde que começou a estudar em 1985 na Universidade Estadual de Mindanao, na cidade de Zamboanga. Ele está a trabalhar num convento onde vivem as irmãs dominicanas, e era o guitarrista deles sempre que tinham massa sagrada. Tornou-se um dos seus ajudantes de confiança e serviu-os com todo o seu coração. Uma pessoa ambiciosa que pretende terminar os seus estudos, acabou por se formar como Professor do Ensino Secundário com a ajuda desta congregação.

Cheio de gratidão e ansioso por retribuir o favor, aceitou a oferta para lecionar numa escola dirigida pelas Irmãs Missionárias Dominicanas do Rosário. Seguindo sua carreira de professora, ela se tornou um membro do corpo docente da Escola Secundária Loyola em Olutanga, Zamboanga Sibugay administrada pelas Irmãs Dominicanas. Então, em 1990, começou a dar aulas na Escola Secundária Loyola. Serviu nesta escola durante quase seis anos e, nesses anos, como professor, conheceu a minha mãe, Maria Jocelyn Saavedra-Solis, que também é professora na escola. A minha mãe foi professora na Escola Secundária de Loyola de 1991 até ao presente. Começou a sua carreira como professora do jardim de infância. Leciona e serve na Escola Secundária de Loyola há 29 anos. Está agradecida e feliz por todas as oportunidades que lhe foram oferecidas.

O meu pai e a minha mãe são felizes no casamento e têm dois filhos. O seu filho mais velho chamava-se Dane Dominic Saavedra Solis, o seu nome do meio “Dominic” foi nomeado em homenagem à congregação das Irmãs Dominicanas e um dos Santos que por acaso era a primeira classe de mentor do meu pai na Escola Secundária de Loyola. O meu irmão, Dane Dominic, formou-se como engenheiro naval na Universidade Estatal de Zamboanga. Durante os seus anos de liceu, formou-se com honras na Escola Secundária Loyola em 2011. Seguindo as pisadas do meu irmão, também tive honras de licenciatura na Escola Secundária de Loyola em 2014.

Sou Dezza Lee Saavedra Solis, a segunda filha de Apolônio e Maria Jocelyn. Como sua filha, herdei a paixão pelo ensino; por isso segui o caminho de me tornar uma professora. Licenciei-me em Educação Secundária pela Universidade Estadual de Mindanao Ocidental (Main) em Zamboanga em 2018 e comecei a trabalhar na Fundação Escola Saint Joseph Inc., uma escola na cidade de Zamboanga que também é gerida pelas Irmãs Missionárias Dominicanas do Rosário.

A nossa família sempre foi preenchida com gratidão às Irmãs Dominicanas porque contribuíram muito e foram influentes para a nossa família. Elas têm sido especiais para nós e tocam um instrumento importante, especialmente para o meu pai, porque sem a sua ajuda a nossa adorável família nunca teria sido possível.

Dezza Lee Saavedra Solis

Membro do corpo docente, Escola St Josep, Zamboanga

Compartir esta publicacion