EXPERIÊNCIAS QUE NOS CONVIDAM A ARTICULAR-NOS

A partir de Porto Maldonado e por este meio, quero assomar-me a todos os países onde estamos presentes as Missionárias Dominicanas, aproximar-me a todas as Comunidades e encontrar-me com todas as irmãs para saudá-las com afeto sororal.

Há uma palavra mágica que escutamos em diferentes encontros, a lemos em documentos e artigo, e estou segura que se está a tornar universal: é a palavra ARTICULAR.

É isso o que vos quero partilhar, a experiência de articulação à Mesa da Concertação para a Luta Contra a Pobreza. (MCLCP). Espaço e lugar de encontro, relação e busca entre as instâncias do Estado e da Sociedade Civil, para chegar a CONCERTAR articuladamente os aspetos sociais, económicos, ambientais e institucionais, depois do qual de maneira Consensual eram elaborados os Acordos de Governabilidade que deviam ser orientadores para as políticas do Governo Regional e vigiados no seu cumprimento pela Sociedade Civil.

Quando cheguei a Maldonado encontrei-me com a Comunidade articulada às reuniões da Mesa de Concertação e somei-me às irmãs. Depois fui eleita coordenadora da Equipa Técnico e do Comité Executivo Regional da Mesa. Sabia que não era um grupo da Igreja e não me senti muito cómoda, mas nos 6 anos em que estive neste serviço fui entendendo, não sem dificuldade e sobretudo na prática, a importância e o sentido da presença de uma Missionária neste tipo de organizações sociais. Cuidei com esmero o clima institucional e ao ser a Igreja uma instituição socialmente credível em Maldonado pude, através da presença constante, de intervenções pontuais e dos compromissos próprios da coordenação, animar para o respeito e a prática dos valores humanos, que por sê-lo eram evangélicos e cristãos.

Agora quando escrevo isto, vem-me insistentemente à mente a mensagem do Papa Francisco nos seus principais documentos dirigidos à Igreja Universal, insistindo que: “TUDO ESTÁ INTERCONETADO”. Sim, também a presença da Igreja está e se não está, deve estar conectada a outras forças e instituições, para que de maneira interconectada, quer dizer articulada, busquem juntos o bem comum. Ao final os valores do Reino de Deus fazem-se presentes na vida de um povo e das suas relações.

Compartir esta publicacion