ESTÁGIO COM IDOSOS

Em abril de 2023, nós as postulantes da comunidade de Yaoundé tivemos uma experiência de trabalho com idosos na Congregação das Irmãs Missionárias da Caridade. Os idosos desta comunidade são cuidados pelas Irmãs e por um grande grupo de pessoas recrutadas para ajudá-las a cuidar desses idosos. O objetivo da nossa experiência foi descobrir outra face de Cristo. Então fomos todos os dias, durante um mês.

Esses idosos foram apelidados de “bebés” pelas irmãs, mas são mais que bebés. Antes de nos colocarmos ao serviço dos “bebés” começámos por cumprimentá-los e visitá-los para os animar e fazer sorrir e também para que se sentissem sempre amados, a nossa tarefa era conversar com eles e fazer o seu curativo. Também fazíamos tarefas domésticas como lavar, passar, arrumar a cama… além de preparar o café da manhã e de alimentar quem não conseguia comer sozinho. Depois de terminar estas pequenas tarefas, rezávamos o terço com eles.

A maioria dessas pessoas sofre de deficiência mental. Por isso, devemos ter mais gentileza, paciência e explicar-lhes as coisas da forma o mais simples possível para que possam entender bem. Alguns tinham um caráter difícil até na hora de comer, para outros era necessário levantar a voz para que obedecessem e para outros ainda, falar baixinho para que obedecessem e alguns também eram muito divertidos e cómicos.

Esse tempo passado com os “bebés” me permitiu perceber o quanto podemos amar um ente querido, mesmo que não tenhamos parentesco consanguíneo com a pessoa. Também aprendi a aceitá-los em suas deficiências.

Diane Noubissi, postulante, Yaoundé

Compartir esta publicacion