NÃO A VIOLENCIA FAMILIAR

Este é o tema principal de um cartaz de comunicação visual produzido pela Conferência Episcopal de Camarões que encontrei no nosso centro de saúde desde setembro. Como não estive presente durante a colocação deste, não sei as circunstâncias em que o CEC espalhou uma mensagem que também se encontra no meio de um ambiente hospitalar. Rapidamente encontrei a resposta às minhas perguntas durante os ensinamentos ricos do Padre André Marie-Kegne no retiro dos professores no Natal passado. A isto soma-se o entusiasmo com que a jovem postulante Marie-Edith constrói pacientes todos os dias em torno do assunto mencionado. É isso, e isto é sabido por todos: a violência pode surgir no coração do homem desde os primeiros meses da sua vida no útero se for rejeitado pela mãe, pelo pai ou por ambos. Durante muito tempo em África, as famílias comportaram-se como se o papel do pai no desenvolvimento infantil fosse opcional, e no entanto a história dos clientes da unidade psiquiátrica em hospitais, inquilinos prisionais ou simplesmente autores de violência no dia-a-dia demonstram tanto que se trata de um erro grave. Então, o que há para fazer? Encorajar uma maior presença de homens com as suas esposas nos exames pré-natais e quem sabe? Mesmo acompanhando o parto como é costume no Ocidente. No nosso contexto, alguns cenários merecem atenção:

  • Na nossa sala de ecografias, podemos estimar a taxa de homens que participam na ecografia em 15%. No geral, estes são momentos enriquecedores e maravilhosos para os pais que têm uma tela para acompanhar e participar em todo o processo de exame.
  • A presença de homens na Maternidade durante todo o trabalho das esposas até à partida da Maternidade.
  • A presença de homens tomando os seus bebés para a vacinação…

Encorajar estes pequenos passos, encorajar os pais a preservar a comunicação ativa com o feto… é também uma forma de garantir o respeito mútuo nas relações familiares, onde a violência está gradualmente a dar origem à paz nas famílias e, por extensão, em todo o país. Estou muito grata ao episcopado camaronês por esta forte mensagem de paz.

Irmã Carine

Compartir esta publicacion