ROSÁRIO ECOLÓGICO

Introdução

Todos: Pelo sinal da Santa Cruz, de nossos inimigos libra-nos Senhor, Deus nosso. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Guia: Abri Senhor os meus lábios…

Todos: E a minha boca proclamará o vosso louvor.

Todos: Senhor meu, Jesus Cristo, Deus e homem verdadeiro, me pesa de todo o coração ter-te ofendido, proponho firmemente nunca mais voltar a pecar, afastar-me de todas as ocasiões de pecado, confessar-me e cumprir a penitência. Te ofereço, Senhor, a minha vida, obras e ações em satisfação de todos os meus pecados. Ámen.

Guia: Vem Espírito Santo, enche os corações dos teus fiéis.

R: E acende neles o fogo do teu amor.

Guia: Envia o teu Espírito Criador.

R: E renova a face da terra.

Guia: Oh Deus, que iluminaste os corações dos teus filhos com a luz do Espírito Santo; faz-nos doceis às suas inspirações para gostar sempre do bem e gozar do seu consolo. Por Cristo, nosso Senhor. Ámen.

Intenções:

Oferecemos este rosário para pedir a intercessão de nossa Mãe Maria de Guadalupe pelo bem-estar da nossa Casa Comum, pelos elementos que formam parte da vida e por todos os seres vivos que habitamos o planeta.

Primeiro mistério: fogo. Louvado sejas, meu Senhor, pelo irmão fogo, pelo qual alumias a noite: ele é belo e alegre, robusto e forte. Te pedimos Virgem Maria, que intercedas perante o teu Filho, nosso Senhor, para que dês acerto às pessoas que manipulam este elemento, o qual assim como ilumina o exterior, o fogo do Espírito Santo ilumine o nosso interior e dê resguardo e proteção aos que sofrem por causa de incêndios florestais, to pedimos por Jesus Cristo nosso Senhor. Ámen.

Segundo mistério: água. Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã água, a qual é muito útil, e humilde, preciosa e casta. Santíssima Virgem Maria, imploramos a tua intercessão para que todo o ser humano, tenha a consciência de dar bom uso a este vital elemento, pois sem ele, a natureza deixaria de existir, que do nosso coração brotem rios de água viva para sabermos discernir os nossos atos e preservar os recursos naturais no nosso mundo, to pedimos por Jesus Cristo nosso Senhor. Ámen.

Terceiro mistério: terra. Louvado sejas, meu Senhor, por nossa irmã a mãe terra, a qual nos sustenta, governa e produz diversos frutos, coloridas flores e ervas. Dulcíssima Mãe, te rogamos, que sejas a nossa advogada, para que Deus Pai e Deus Filho, atuem no coração das pessoas através do Espírito Santo, que diminua a exploração dos recursos que se encontram na terra, que demos o verdadeiro significado a este elemento, que nos oferece o sustento que nos dá a energia necessária para sobreviver, to pedimos por Jesus Cristo nosso Senhor. Ámen.

Quarto mistério: ar. Louvado sejas, meu Senhor, pelo irmão vento e pelo ar, e a névoa, e o sereno, e todo o tempo, pelo qual às tuas criaturas dás o sustento. Santíssima Virgem Maria, Mãe de Deus e Mãe nossa, socorre os teus filhos, que imploramos a misericórdia de Deus Pai, para que dê a conversão àqueles que buscam incansavelmente os recursos materiais e não os espirituais, que todos os seres vivos gozemos de um ar que purifique o nosso corpo e o nosso espírito, to pedimos por Jesus Cristo nosso Senhor. Ámen.

Quinto mistério: seres vivos. Louvado sejas, meu Senhor, por aqueles que perdoam por teu amor e suportam a enfermidade e a tribulação. Bem-aventurados aqueles que as sofrem em paz, pois por ti, Altíssimo, coroados serão. Santa Mãe de Deus, te rogamos, que intercedas por cada um dos seres vivos que habitam o nosso planeta, que cuidemos uns dos outros, que seja escutada a voz daqueles que não têm a capacidade de falar e sejamos fiéis protetores dos mesmos, to pedimos por Jesus Cristo nosso Senhor. Ámen.

Podemos incorporar as ladainhas e atualizá-las.

 

Oração à Santíssima Virgem Maria

Oh Maria, tu resplandeces sempre em nosso caminho como um sinal de salvação e esperança, a ti nos encomendamos que ao pé da cruz foste associada à dor de Jesus, mantendo firme a tua fé.

Tu sabes o que necessitamos, estamos seguros que o concederás para que, como em Canaã da Galileia, regressem a alegria e a festa à nossa Casa Comum.

Ajuda-nos, Mãe, a conformar-nos à vontade do Pai e a fazer o que Jesus nos dirá, Ele que tomou o nosso sofrimento sobre si mesmo e carregou com as nossas dores para guiar-nos através da cruz, na alegria da ressurreição.

Na situação atual, cheia de sofrimentos e angústias que oprimem o mundo inteiro, acudimos a ti, Mãe de Deus e Mãe nossa e buscamos refúgio baixo a tua proteção.

Oh Virgem Maria, volta para nós os teus olhos misericordiosos para que saibamos cuidar a nossa Casa Comum e consola a quem se encontra afetado pelas más ações para com a natureza. Sustém a aqueles que se encontram angustiados, infunde confiança a quem busca preservar em todo o momento o ecossistema em que vivemos.

Mãe de Deus e Mãe nossa, implora ao Pai de misericórdia que proteja a todo ser vivente para que possa desenvolver uma vida digna, e encontremos um horizonte de esperança e de paz. Intercede ante o teu Divino Filho, pedindo-lhe por cada uma das famílias que desejam com coração sincero uma sã harmonia entre o meio ambiente e o ser humano.

Protege a todos aqueles que buscam sem cessar, o correto uso dos elementos, indispensáveis para a vida, intercede por eles para que recebam um espírito de Fortaleza e de Entendimento, que os Frutos do Espírito Santo, brotem desde o mais profundo do seu coração.

Assiste aos líderes das nações, para que atuem com sabedoria, diligência e generosidade, socorrendo os que carecem do necessário para viver, planificando soluções sociais e económicas de longo alcance e com um espírito de solidariedade para com a nossa Casa Comum.

Santa Maria, toca as consciências daquelas pessoas que buscam obter maiores benefícios para si, sem importar o dano que causam ao ecossistema e aos seres vivos, que em seu coração renasça a humildade para lograr um benefício para todos, que o seu Espírito se volte para Deus Pai/Mãe, mediante a ação de nosso Senhor Jesus Cristo.

Madre amantíssima, acrescenta no mundo o sentido de pertença a uma única e grande família, tomando consciência do vínculo que nos une a todos e todas, para que com um espírito fraterno/sororal e solidário saiamos em ajuda das numerosas necessidades que se apresentam no nosso mundo, devido ao egoísmo e à soberba de uns quantos.

Oh Maria, consolo dos afligidos, abraça a todos os teus filhos e filhas, faz que Deus liberte do egoísmo e da soberba a quem está no comando dos governos, para que saibam discernir de maneira adequada, o rumo que devem tomar para melhorar o nosso planeta.

Nos encomendamos a ti, que brilhas em nosso caminho como sinal de salvação e de esperança. Oh clementíssima, oh piadosa, oh doce Virgem Maria! Ámen.

 

Todos: Sob o teu amparo nos acolhemos Santa Mãe de Deus, não desprezes as súplicas que te fazemos em nossas necessidades, antes, livra-nos de todo o perigo, oh Virgem Gloriosa e Bendita! Roga por nós Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos de alcançar as divinas graças e promessas de nosso Senhor Jesus Cristo. Ámen.

Guia: Oh Deus, cujo Unigénito com a sua vida, morte e ressurreição nos alcançou o prémio da vida eterna, concede-nos aos que meditamos os mistérios deste Santo Rosário, imitar o que contêm e alcançar o que prometem, pelo mesmo Jesus Cristo nosso Senhor. Ámen.

Tirado da CLAR: Conferência Franciscana Santa Maria de Guadalupe

Compartir esta publicacion