RESUMO 24 DE MAIO

Na oração matinal, apresentamos diante do Senhor todas as irmãs que faziam parte da Província de São Domingos e recordamos a transladação dos restos mortais do nosso Padre São Domingos de Guzmão.

Hoje, tivemos como facilitadora a irmã Geraldina Céspedes com o tema: a Formação como chave para uma missão vibrante e renovada.

Dizia-nos ela, que estamos numa mudança de época, e que devemos perguntar a nós mesmas o porquê e para quê da formação? Que valores, práticas e visão da vida religiosa estamos a promover na formação? Em que nos transformam as actualizações e cursos de Formação Permanente realizados ao longo da nossa vida?

Hoje, temos o desafio de como acompanhar no meio de uma sociedade líquida. É importante aprender a acompanhar processos de autonomia para a tomada de decisões, a resistência e a resiliência.

Fez-se referência ao que disse Joan Chittister: precisamos de formar para a consistência, a dedicação generosa, o risco, a crítica social, o viver com o suficiente e a capacidade de amar aqueles que são diferentes de nós.

Dizia também ela, que todas nós necessitamos de nutrir e cuidar das diferentes etapas da nossa vida. Acompanhar-nos comunitariamente, aprendendo a gerir o que é passageiro/temporal e o que é permanente na nossa vida.

Como estamos formando em e para a convivência intercultural e intergeracional? Temos de nos ajudar a reconstruir relações e curar-nos para vivermos mais a cultura do encontro, como diz o Papa Francisco.

Como se formar na nova eclesialidade, o que significa ser uma mulher na Igreja hoje? Trata-se de ajudar a despertar a nossa Igreja, proporcionando um novo estilo de ser. Este é um desafio ao qual Joan Chittister também nos convida na sua reflexão.

Na congregação, temos de nos regozijar por termos grandes referências, como São Domingos, Santa Catarina, Santa Clara e os nossos fundadores que iluminam esta nova eclesialidade.

Durante a tarde, realizámos um FOFA, DAFO, SWOT, AFOM sobre a Pastoral Vocacional, Formação Inicial e Formação Permanente. Pudemos partilhar e trocar inquetações/preocupações, apreciações e problemáticas a este respeito. Amanhã daremos continuidade.

Compartir esta publicacion