PROJETO BANCO ECOLÓGICO

“Ano da unidade, da paz e do desenvolvimento”

Chamo-me Diego Armando Patinho Ramos; sou Subdiretor da Primária da I.E Fé e Alegria N° 68 – dirigida pela Congregação das Irmãs Missionárias Dominicanas do Rosário. Para mim é gratificante a oportunidade que oferecem de partilhar a minha experiência vivida com o projeto “Banco Ecológico”.

Dito projeto nasceu de uma reportagem que vi há vários anos atrás de um estudante que havia proposto algo similar na cidade de Arequipa; foi assim que decidi aplicá-lo na Instituição Educativa onde trabalho, adaptando-o para a realidade do nosso contexto. Dai nasceu o projeto “Banco Ecológico”, cujos dois pilares fundamentais são o cuidado do meio ambiente através da reciclagem e gerar a cultura de poupança nos estudantes.

Neste projeto motiva-se os estudantes a reciclar garrafas e papel, os quais ao serem levados para a instituição são pesados e paga-se consoante o peso que correspondem, o valor com que se paga deriva de uma conta pessoal ou de turma de cada estudante. De onde por sua vez os alunos no final do ano poderão retirar o dinheiro que conseguiram poupar através da sua reciclagem. Explica-se aos estudantes que os pagamentos nas suas respetivas contas variam dependendo do preço dos produtos nas suas temporadas e que devem dar um bom uso às suas poupanças ao levantá-las.

A partir da minha experiência, consideramos por bem orçamentar uma pequena margem de dinheiro que fique disponível para alguma necessidade que possa existir na instituição. É assim como com o saldo mínimo que possa ficar do projeto, conseguiu-se adquirir Uma mesa pulpite para que os alunos tenham de distrair-se nos seus tempos livres, para além disso, também se conseguiu apoiar na compra das camisetas da seleção de vólei do nível de primária.

Há que destacar que o projeto mencionado que tem apenas um ano de execução, procura conscientizar os estudantes e simultaneamente poder retribuir ou apoiar a nossa instituição em algo e que, apesar de implicar um grande esforço de organização, pesagem, controle e administração; a gratificação maior é ver a satisfação de cada estudante em cuidar, poupar e apoiar a sua escola.

São Clemente, junho de 2023.

Compartir esta publicacion