COMUNIDADE DO NOVICIADO-AFRICANO
- Hnasmdro
- mayo 17, 2021
- Experiências MDR
- 0
- 466
Experiência do noviciado – 2º ano
“O Senhor é a minha luz e Salvação, a quem e de temer (Sal. 27)”.
Com isso queremos dizer que o Senhor e a fonte de Tudo e, por isso, depositamos toda a nossa confiança Nele em todo momento da nossa vida e caminhada vocacional.
Queridas Irmãs,
Nós as noviças do 2º ano, estamos contentes por partilhar com as irmãs da congregação a nossa experiência de dois meses desde passamos para 2º ano do Noviciado.
“O noviciado e a etapa fundamental da formação onde a noviça deve clarificar a sua vocação e tem por finalidade a vida religiosa missionaria por meio do estudo, da oração e num compromisso comunitário mais exigente” como diz o art.º 74 das nossas constituições. Aqui estamos bem dispostas para responder o chamado de Cristo e ir cada dia dando uma resposta livre e consciente, que nos coloca na disponibilidade total ao serviço do Reino de Deus, como nos exorta S. Paulo na sua epistola aos 1Cor. 9,6. Queremos com isto dizer que o 1º ano canónico foi para nós uma boa experiência de integração e de muita descoberta, que nos ofereceu muitos conhecimentos e muita vivencia espiritual que nos esta possibilitar colocar-nos todas em ação na missão.
A nossa passagem para o 2º ano foi celebrada no dia 23 de fevereiro do ano em curso nas vésperas I em que celebramos a festa da nossa Madre fundadora Ascensão Nicol. Antes do nosso ingresso, tivemos retiro que em refletimos no sentido e significado da palavra Êxodo que é a passagem do povo Israelita para terra prometida e que esta experiência significa também para nós nessa etapa de transição ao 2º ano. Durante estes dois meses de caminhada, vivemos e estamos a viver momentos bons e significativos da nossa formação. E com abertura das atividades pastorais na paróquia esta a permitir-nos aprender mais com o povo. Nas aulas vamos adquirindo mais conhecimentos. Estamos a gostar desta formação porque está a possibilitar-nos a clarificar a nossa vocação, a transformar-nos e formar-nos como pessoa competente e capazes a todos os níveis espiritual, intelectual, social e pessoal. A nossa pastoral de catequese está a ser realizada na paroquia nas comunidades cristãs todos os sábados a tarde e aos domingos as tardes visitamos as famílias e os mais necessitadas.
Estamos também aprender a cuidar e tratar da horta, semear várias plantas, regar, capinar para manter a nossa alimentação. Enfim, este tempo esta ser de muita aprendizagem.
O Senhor fez em mim maravilhas, santo é o seu nome. Com isso, queremos agradecer a Deus pelo dom da vida e da vocação. agradecer também a equipa do conselho geral, a equipa formadora das irmãs acompanhantes e todas as Irmãs que direita ou indiretamente nos têm apoiado com as vossas orações, carinho e atenção em todos os sentidos para o nosso crescimento.
Que por intercessão do nosso pai fundador Ramon Zubieta e da nossa madre Ascensão Nicol e todos os santos e santas da ordem Dominicana, com apoio de Deus e das Irmãs, queremos aprofundar e crescer cada vez mais na oração, contemplação, no estudo, no trabalho, no amor fraterno, no diálogo, na unidade, na atenção e no serviço para bem da congregação e da missão.
Vos abraçam as noviças: Ermelinda José e Laurette Kuzenzama