Queridas irmãs

Pediram-me que escrevesse algumas frases sobre a minha experiência na comunidade Quinindé-Equador e como gosto de partilhar, eu faço.

Cheguei a Quinindé a 16 de setembro de 2020, depois de ter ficado confinada a Quito por mais seis meses.

Vim à procura de um maior compromisso com os rostos empobrecidos do Equador e aqui no bairro de Nuevos Horizontes encontrei-os na população afro-equatoriana. Com eles estou a caminhar, a partir de pequenas ações e essas, no entanto; assumem um grande significado para nós que participamos: visitar os doentes. Colaborar comprando um prato de comida que uma senhora preparou, para angariar fundos e pagar os serviços básicos da sua casa. Celebrar com as crianças a festa dos Magos e acompanhar-nos como adultos na fé. E assim por diante.

Na Páscoa, tive a grande satisfação de estar presente em duas comunidades rurais, no Triduum de Páscoa. Isso fez muito sentido para mim; já com medo e tremor, devido à pandemia; Pude juntar-me à Paixão e Ressurreição de Cristo nos rostos sofridos destes irmãos e irmãs, que com grande força e fé continuam a lutar no campo para realizar valiosos projetos familiares.

Estou a fazer o meu caminho. Conhecer novos irmãos e irmãs que trazem diferentes perspetivas à minha fé. No meio de uma bela paisagem, com um calor transbordante e com o coração aberto, saboreio o meu caminho em Cristo, deste profundo Carisma, legado deixado pelos nossos Pais Fundadores.

Edith Ponce Castro

Missionária Dominicana do Rosário.

Compartir esta publicacion