A BÚSSOLA

Na história, vimos e certamente tivemos a inspiração de tantas pessoas que começaram com os apóstolos, discípulos e aqueles perseguidos por acreditarem no Evangelho de Jesus. O objetivo é a vida que Jesus nos ensinou e demonstrou para viver, a convicção de seguir e confiar a vida que nos dá, e a força que nos sustenta física e espiritualmente. Tudo nos é apresentado para entrar na estrada, para desafiar continuamente. O profeta Isaías lembra-nos que Deus está sempre lá, “Não tenhas medo, porque estou contigo.” Este desafio, como era sabido anteriormente: ouvir a sua voz, seguir Jesus onde quer que ele vá, e aprender a amar os outros sem medida. As nossas experiências humanas fazem-nos pensar e reconhecer estes gestos e tentativas do núcleo de uma família cristã, de uma comunidade, de um povo ou também de uma realização singular.

A nossa própria história levou-nos a tantas línguas, culturas e diferentes sociedades que começaram com uma comunidade de cinco irmãs dedicadas. Elas, desconhecendo tudo numa missão distante, começaram a atirar-se para a incerteza com total confiança na vida de Deus em si e com os outros. Deus fornece-lhes um animador e inspirador, o nosso fundador Padre Ramon Zubieta para quem e para a causa do seu público em Huesca, encorajou a Beata Ascensão Nicol a dizer Sim, a esta forma de compromisso da vida “não tão comum no seu tempo”. 

Muitas das nossas irmãs já sabem o que significava deixar a Espanha para penetrar e habitar as montanhas da Amazónia. Tudo fica para trás, a começar pela proximidade e rápido contacto com amigos e familiares, do quotidiano e dos momentos emblemáticos de uma comunidade enclausurada em Huesca e Navarra, a cidade amada e a missa diária. No entanto, a Mãe Ascensión preocupou-se com a sua vida em Deus e com as pessoas recém-conhecidas. Dia e noite procuramos luz, o caminho, a vida na nova missão, para glorificar o Senhor no meio de tudo, os irmãos e os nativos. Deu a sua vida sem se aperceber do que gastou até ao fim. Ensinar as mulheres em particular, a valorizar a vida e a dignidade em ser uma mulher, mãe e vizinha de outras pessoas na selva. Cuide da família, respeite o tesouro do tempo dado para comunicar a vida entre os selvagens, dê para ouvir o nome de Jesus e seu amor a estranhos e encoraje-os a amar Jesus. Viveu com grande fé na providência e companheirismo de Deus na sua vida missionária, fortalecendo e encorajando irmãs e comunidades. Ensina-os não só a sacrificar as suas próprias vidas, mas a dá-las completamente na mão de Deus. Amar a vida como o dom dado pelo Senhor da vida.

O que nos espera então, como suas filhas e seguidores deste Jesus a quem ele incondicionalmente amou a nossa fundadora até dar a sua vida na selva?

Nós, desta época, reconhecemos que temos de viver e reviver esta história no nosso próprio contexto. Valorizar a nossa história, aprender com ela, se quisermos continuar no caminho. Não podemos andar sem âncora aos nossos pioneiros, a primeira comunidade que imitaram pela forma como a primeira comunidade de Jesus viveu em Jerusalém e nas terras da missão onde deram as suas vidas pela mesma fé no Bom Jesus. Voltar à raiz da nossa história, não necessariamente a maneira de fazer, mas o modo de viver a fé e a confiança em Deus. Ele fornece as nossas vidas, fortalece-nos e cuida-nos para que assumamos com toda a convicção qualquer desafio ao longo da nossa escolha por Jesus. Ele mostra-nos a bússola e chama-nos o tempo para ser e fazer. O guia e a luz para nos dar compreensão e para poder dar respostas a mil milhões de perguntas, dúvidas, preocupações, ilusões e queixas diárias.

Como podemos seguir o caminho da vida? É uma pergunta que nos pede para contemplar a realidade, para dar a resposta adequada para defender a vida de quem trabalha e vive. Há mil milhões de coisas que fazemos, mas o certo e o bem são frutos da oração e da escuta, fruto do diálogo, da colaboração e da vontade. São Mateus escreveu no capítulo 17:18-20 como Jesus agiu na altura com os seus discípulos: “E Jesus repreendeu o diabo, que saiu do menino, e estava saudável a partir dessa hora. Quando os discípulos vieram a Jesus, à parte, disseram: “Por que não o expulsamos?” Jesus disse-lhes: “Por causa da sua pouca fé; pois, na verdade, eu vos digo, que se vós tiver fé como uma semente de mostarda, vós dirás a esta montanha: Passe daqui para a frente, e passará; e nada será impossível para si.”

A Madre Ascensión é uma mulher generosa em compreender com aqueles que a rodeiam, são pontos incompreensíveis e dignos de levar em toda a vida, de aprender e praticar nas nossas realidades. Não podemos esquecer o seu conselho e exemplo “não basta fazer o bem, mas fazê-lo bem”.

Penso na diversidade de desafios que vivemos na Ásia e também noutras partes do mundo onde estamos presentes como Congregação. A dinâmica da vida é diferente, mas o espírito e o carisma congregacional unem-nos e colocam-nos na mesma identidade missionária e paixão pela vida. Que a nossa presença seja um reflexo da esperança onde as mulheres, em particular, sofrem em silêncio, onde a sua presença não é valorizada e o que podem contribuir como mulher hoje em dia para todas as culturas, comunidades e o mundo. Levar por diante a convicção de promover não só os direitos, mas sim a dignidade de serem respeitadas e valorizadas como filhas da nova geração, com os seus desafios e capacidades para promover a vida no seu ambiente e a confiança no bem que se deslumbra nas suas auroras entre as suas próprias.

Temos um grande desafio para todos, na verdade, teremos de recuperar a força comunitária, a coragem de entrar na estrada, mudar o nosso estilo de pensar e fazer, procurar respostas nos nossos tempos juntos, refletir, rezar, amar… Acreditamos que “Deus providenciará” como Abraão, o nosso pai na fé, disse…

A nossa missão é uma tarefa comum, doada e confiada por mais de um século. Jesus convida-nos a sair, a dar passos e a fazer caminhos… “Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-as em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo…” (Mt 28:19). Há algo que nos espera nesta geração: sendo contemplativos e ativos, chegaremos àquele horizonte onde a bússola que Ramón e Ascensión deram início nesses tempos.

Nini Rebollos, Zamboanga

Compartir esta publicacion