DIA 05 DE MAIO 2022

Iluminamos o novo dia com a oração comunitária.

Hoje nos reunimos para acolher a experiência das irmãs da Península Ibérica. A irmã Raquel Gil, nossa Coordenadora Geral, fez a introdução sobre o processo levado pelas comunidades da Província de Santo Domingo, Província de Santa Catarina-Portugal e das Casas Dependentes da Cúria Geral, na busca de soluções para realidades e necessidades comuns, tais como:

  • Cuidado das irmãs maiores, doentes ou dependentes;
  • Falta de irmãs para o serviço de animação nos diferentes nivéis, local e provincial;
  • Falta de irmãs para acompanhar os colégios;
  • Desejo de revitalização na Europa.

A irmã Raquel recordou-nos as  palavras de São João XXIII, “simplifiquemos o complicado e não compliquemos o simples” . Nos disse que temos o desafio de encarar a realidade com uma mentalidade esperançosa e que temos duas opções, transitar ou agir/actuar. Decidimos agir.

A irmã Mari Carmen Sagardoy, Vigária Geral e Delegada para a Província de Santo Domingo e Casas Dependentes da Cúria e a irmã Deolinda de Jesus Rodrigues, como Delegada da Província de Santa Catarina-Portugal, nos apresentaram a realidade das comunidades de Espanha e Portugal.

Ambas agradeceram, especialmente o apoio das irmãs que acompanharam e continuam acompanhando nas diferentes enfermarias das comunidades. Durante o tempo da Pandemia, partilhamos com tristeza a perda das nossas irmãs.

Rosa Jaso e Arancha Iraizoz da Consultoria JPI, informaram e explicaram a gestão dos trabalhos encomendados e o tipo de intervenção que tiveram nas diferentes situações das comunidades. Este apoio para com as irmãs, foi muito valorizado sobretudo pela sua proximidade, eficiência e compromisso em todo momento.

Diante da realidade apresentada durante todo o dia, a irmã Raquel comentou o processo de consulta e diálogo realizado com as irmãs das comunidades implicadas. A solução encontarada por elas precisa ser aprovada, no Capítulo Geral,  então foi colcada em votação a proposta de: “suprimir a Província de Santo Domingo e a Província de Santa Catarina, passando as suas comunidades a formar parte das Casas Dependentes da Cúria”. Esta proposta foi aprovada pelas capitulares.

Algumas das capitulares de Espanha e Portugal, expressaram a tranquilidade e conformidade desta decisão, ainda que o encerramento dessas duas, das províncias mais antigas, lhes custe  afectivamente.  Recordemos que estas províncias foram erigidas em 1939, no último Capítulo em que participou Madre Ascensión Nicol como Geral da nossa Congregação.

Agrademos a tantas irmãs dessas províncias, pelo carinho dispensado à dedicação missionária nos diversos continentes ao longo do tempo.

Compartir esta publicacion